Erro de vírgula em publicidade de carro gera indenização a dono de BMW


 

 

O erro na aplicação da vírgula em uma publicidade sobre a garantia de baterias automotivas acabou gerando indenização de R$ 10 mil ao dono de uma BMW. Além disso, as empresas devem substituir o equipamento do carro por uma bateria nova. A decisão foi determinada pela 24ª Vara Cível de Brasília.

O cliente é proprietário do veículo BMW i3, modelo 2015, e indicou que a garantia da bateria do veículo era de 8 anos ou 160 mil km, conforme publicidade que foi extraída da internet. No final de 2022, o homem levou o automóvel para revisão em concessionária autorizada e noticiou falha na autonomia com aviso no painel.

Segundo o consumidor, o serviço durou 11 dias por conta dos testes com a bateria de alta tensão, sendo que a concessionária apontou que não haveria defeitos. A informação no painel reapareceu poucos meses depois e o cliente percebeu uma redução ainda maior na autonomia da bateria.

O motor chegou a desligar sozinho durante uma análise na concessionária em maio de 2023. No momento, o odômetro do carro mostrava 107.489 km rodados. O cliente apontou que, desde então, o veículo ficou no pátio do local sem solução para as avarias e foi apresentado um orçamento de quase R$ 300 mil para o conserto pois, segundo as empresas em questão, o automóvel não estava mais na garantia da fabricante.

A publicidade, que consta uma garantia de até 8 anos ou 160 mil km nas baterias dos carros, possuía, entre parênteses, os dizeres “BMW i3, 94 Ah e 120 Ah”.Diante disso, a concessionária argumentou que tal propaganda não poderia ser aplicada, uma vez que limitava a garantia de aos veículos com baterias de 94Ah e 120Ah. O equipamento do veículo em questão seria de 60Ah.

 

 

(Metrópoles)

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