Uma tromba d'água impressionou quem viu o fenômeno no mar na Praia de Mundaú, Trairi, a 150 km de Fortaleza, na tarde de domingo (18). O fenômeno chamou atenção de moradores e turistas que estavam no local, como o metalúrgico Ranys Oliveira, que aproveitou para filmar o momento.
"Essa tromba d'água assustou todo mundo aqui. É a segunda vez que isso acontece, ano passado essa tromba apareceu de novo", afirmou. Ainda segundo o morador, desde sexta-feira (16) chove na cidade e sempre acompanhado de muitos ventos, o que ter influenciado na ocorrência do fenômeno.
O formato da tromba é semelhante ao de um pequeno tornado, o que chamou a atenção dos que presenciaram o momento. Nas imagens percebe-se uma forte ventania.
Entenda o fenômeno
Quem presenciou a tromba d'água no litoral cearense aproveitou para filmar o fenômeno — Foto: Ranys Oliveira/Arquivo pessoal |
O formato de uma tromba d'água semelhante a um funil acontece surge quando há um prolongamento na base de uma nuvem, geralmente do tipo cumulonimbus. O fenômeno está associado a fortes pancadas de chuva.
A tromba d'água é caracterizada como um prolongamento na base, geralmente do tipo cumulonimbus, apresentando características visíveis de um funil. Não é muito comum e estão associados também às fortes pancadas de chuva, que são características da estação.
Os sinais que antecedem estão entre a intensidade dos ventos e a formação de nuvens de tempestade como já citei no caso a Cumulonimbus.
(G1/CE)