Foto: Divulgação/Fundação Florestal |
Um turista, de 27 anos, foi resgatado após ficar cinco dias perdido em uma área de mata no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Natural de Brasília, o homem foi autuado em R$ 10 mil por contrariar as normas de entrada do parque, que exige acompanhamento de um monitor ambiental.
De acordo com a Fundação Florestal, responsável pela gestão da área, o homem se perdeu enquanto realizava uma trilha em uma área de difícil acesso, localizada na serra da rodovia Mogi-Bertioga. O turista estava perdido desde a última quinta-feira (27).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima fez contato com a corporação por volta das 18h de segunda-feira (29). Ele repassou as coordenadas à equipe, mas não foi possível realizar um segundo contato.
A partir das informações, o helicóptero Águia 12 realizou buscas pela área e localizou o homem, na terça-feira (30). As equipes realizaram infiltrações com o Grupo de Busca e Salvamento e retiraram o turista do local utilizando o guincho elétrico.
O homem foi resgatado, com uma leve torção no tornozelo, e encaminhado ao Pronto-Socorro de Mogi das Cruzes. Ele ainda terá que pagar uma multa de R$ 10 mil, em função do acesso irregular e desacompanhado ao parque.
Orientação
Parque Estadual da Serra do Mar — Foto: Divulgação/Semil |
A administração ainda reiterou que o município conta com, aproximadamente, 85% de seu território dedicado a unidades de conservação ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).
O acesso público a trilhas, cachoeiras e rios nas áreas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga e Parque Estadual Serra do Mar é feito, no entanto, somente sob a supervisão de profissionais autorizados pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga.
A visita às trilhas dos parques podem ser agendadas pelo site ou diretamente com as Associações de Monitores Ambientais, como a Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) pelo número (13) 99728-9614 e a Associação de Monitores Locais de Bertioga (Amolb) pelo (13) 99693-7598.
(g1)