O lançamento ocorreu durante o tradicional evento do Dia de São José, que este ano foi realizado na cidade de Chorozinho, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário da SDA, Moisés Braz, além do coordenador do Projeto São José na secretaria, Lafaete Almeida.
O secretário Moisés Braz destacou a importância do edital. “Neste Dia de São José, anunciar o edital Mulheres Rurais enche nossos corações de alegria e entusiasmo. Este edital representa um marco na história da agricultura familiar cearense, ainda mais por selecionar propostas de negócios protagonizadas por mulheres que moram e resistem em comunidades rurais do Ceará”, afirmou o titular da SDA.
O objetivo do edital Mulheres Rurais é fortalecer negócios já existentes e, assim, promover a independência financeira e o reconhecimento social dessas mulheres. O edital vai selecionar propostas de negócios feitas por mulheres que moram em comunidades rurais do estado do Ceará.
Os projetos selecionados receberão recursos para fortalecer atividades econômicas produtivas agrícolas e não agrícolas, com a produção ou serviço vinculados diretamente à agricultura familiar, pecuária, extrativismo vegetal e pesca.
Inovação
O edital Mulheres Rurais é o primeiro na linha de fomento exclusivo para mulheres rurais na política pública no estado do Ceará. E também em linguagem simples na SDA, uma inovação na política de Estado.
Todo o processo acontece de forma online, por meio do Sistema Integra, com linguagem simples que possibilita acessibilidade, autonomia e inclusão das mulheres rurais no processo de inscrição.
A linguagem simples aplicada no edital Mulheres Rurais é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Laboratório de Inovação Íris do Governo do Estado do Ceará.