Enfermeira cearense é convocada para missão da Força Nacional do SUS no Rio Grande do Sul

 


Uma enfermeira cearense foi convocada para compor a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. Neiva Timbó, 54, trabalha, atualmente, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Estado, mas também tem experiência de quatro anos na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Ela viaja até esta quinta-feira (16) para Brasília, e, de lá, segue para a região gaúcha em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), junto a outros profissionais da saúde.

Neiva é cadastrada como voluntária na Força Nacional do SUS desde 2012, pouco após o projeto ser lançado pelo Governo Federal, mas nunca havia sido, de fato, convocada para uma missão. A única outra vez em que foi acionada foi em 2013, na época do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, também, no RS, mas não foi mais preciso ir.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de voluntários é "voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população, quando for esgotada a capacidade de resposta do Estado ou do município". Desde a criação do programa, foram feitos:
Apoio a situações de desastres naturais (enchentes e deslizamentos); Apoio à gestão de grandes eventos (Rio +20, Círio de Nazaré, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016);

Apoio a situações de desassistência (reorganização da rede de atenção à saúde, migração de haitianos e desassistência indígena);

Apoio a tragédias (incêndio em boate em Santa Maria, RS).

"Primeiro, a gente sente o dever. Você foi capacitada, querendo ou não, o Governo investiu em você, o Ministério [da Saúde] investiu em você, então, esse é o momento do retorno [para a população brasileira]", diz a enfermeira. Em segundo lugar, ela afirma sentir "orgulho" de poder contribuir.


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas