Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS

Fotos gerais enchente em Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

 

 


Após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cidades no Rio Grande do Sul que sofrem com as fortes chuvas desde a semana passada, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil assinou portaria em que reconhece o estado de calamidade pública em 336 municípios do estado.

O documento vem com a determinação que se reconheça “sumariamente, em decorrência de chuvas intensas”, a situação.

Lula prometeu que a ajuda ao Rio Grande do Sul chegará “sem burocracia” e afirmou que ajudará o estado a reconstruir as rodovias. Os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, estiveram ao lado do presidente e também afirmaram que facilitarão o envio de ajuda.

O reconhecimento do estado de calamidade pública agiliza o envio de apoio e dinheiro para o estado e esses municípios, passando por cima de burocracias.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até agora 78 pessoas morreram em decorrência das enchentes que atingem o estado. O boletim foi divulgado às 18h, de domingo (5/5), com o dados mais recentes sobre a tragédia climática que já afetou 341 municípios.

 

Corpo de Bombeiros trabalha no resgate e ajuda a moradores de Rio PardinhoCorpo de Bombeiros trabalha no resgate e ajuda a moradores de Rio PardinhoCorpo de Bombeiros trabalha no resgate e ajuda a moradores de Rio Pardinho - MetrópolesGovernador Eduardo Leite faz vistorias em estradas em Santa Maria destruida pelas chuvas deixando centenas de desabrigadosResgate de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, na Base Aérea de Santa Maria - MetrópolesGramado, cidade turística gaúcha, também sofre com as chuvasÁreas alagadas no Rio Grande do Sul após chuvas intensas. 8,3 mil pessoas deixaram suas casas em 76 municípios da região do RS 1- Metrópoles

 

 

 

(Metrópoles)

 

 

Postagens mais visitadas