Filhote de gato-do-mato é resgatado pela PMCE em Assaré

 

 

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou, na tarde desse sábado (22), no resgate de um filhote de gato-mato. O animal foi localizado às margens da rodovia da CE-292, na zona rural do município de Assaré – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.   

A composição realizava um patrulhamento na zona rural do município de Assaré, quando avistaram um filhote de gato-do-mato às margens da rodovia, desorientado e assustado. Os policiais retiraram o animal da via e encaminharam para a ONG BiodiverSe, parceira da PMCE, onde passará por um período de triagem para em seguida ser devolvido à natureza. 

SAIBA MAIS 

O gato-do-mato está sob risco de extinção no Brasil, principalmente, ameaçado por desmatamento, fragmentação, estradas, comércio ilegal (animais de estimação e peles), matança retaliatória por avicultores e caça furtiva. 

Estes felinos regulam as populações de todas as espécies que são presas deles, impedindo excessos populacionais. Do mesmo modo, os carnívoros predadores estão ligados ao controle dos mamíferos herbívoros. Na natureza podem viver entre 12 e 15 anos. 

*Com informações da Ascom da PMCE

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais   

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos;   

Contate o Corpo de Bombeiros ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros;   

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas, o que pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes;   

Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes;   

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.  

Para onde ligar em casos de resgates de animais?  

As Forças de Segurança do Ceará estão preparadas para resgatar animais, sejam eles domésticos ou silvestres. Os contatos para acionamento de socorro são os seguintes:  

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193  

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577  

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – 190 

 

Postagens mais visitadas