Dois tripulantes do programa Polaris Dawn, da SpaceX, caminharam no espaço na manhã desta quinta-feira (12).
A missão é considerada histórica porque é a primeira vez que uma empresa privada leva civis para andar no espaço.
Jared Isaacman bilionário que adquiriu a viagem, foi o primeiro passageiro a ter a experiência de sair da nave Crew Dragon para flutuar, às 7h52. Em seguida, às 8h05, foi a vez de Sarah Gillis, que é engenheira de operações espaciais da SpaceX.
Neste momento, eles sobrevoavam entre a Austrália e a Antártida, segundo a SpaceX. Após alguns minutos do lado de fora, a tripulação retornou à Crew Dragon e a porta da nave foi fechada por volta das 8h19.
"Em casa temos muito trabalho para fazer, mas desde aqui a Terra parece um mundo perfeito", disse Isaacman após sair a nave.
A caminhada estava programada para ocorrer a partir das 3h23 (horário de Brasília), mas ainda na madrugada, sem revelar o motivo, a SpaceX mudou o horário de início da preparação para 5h55.
Antes da saída, a Crew Dragon foi despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. A experiência espacial também exigiu trajes específicos, que foram desenvolvidos pela SpaceX para esta missão.
Os dois turistas espaciais saem amarrados por um equipamento de oxigênio, enquanto os demais permaneceram na cabine. A flutuação aconteceu a uma distância de cerca de 700 km da Terra.
No passado, somente astronautas altamente treinados e financiados pelo governo fizeram caminhadas espaciais. Foram realizadas cerca de 270 na Estação Espacial Internacional (ISS) desde a sua criação em 2000 e 16 por astronautas chineses na estação espacial Tiangong de Pequim, segundo a agência Reuters.
Tripulação se preparando para sair da nave — Foto: Reprodução/SpaceX |
(g1)