Duas pessoas foram baleadas em um confronto entre facções, que acontece desde a madrugada deste sábado (23), em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. Um homem foi encontrado morto por policiais militares e outro, ferido. Nenhum deles foi identificado.
A disputa pelo território levou ao reforço do policiamento na comunidade e a uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Na ação, 9 homens foram presos e grande armamento apreendido:
- 8 fuzis,
- 2 pistolas,
- 21 granadas,
- 51 carregadores de diversos calibres,
- Munições e 4 rádios transmissores.
Durante a madrugada deste sábado (23), na região conhecida como Sertão, traficantes do Comando Vermelho tentaram invadir um dos acessos a Rio das Pedras. Houve tiroteio com os milicianos que dominam a região.
Há relatos de traficantes mortos no confronto. A ação do Bope aconteceu na mesma localidade.
Bope apreende 8 fuzis e prende 9 homens em confronto entre facções em Rio das Pedras, no Rio — Foto: Divulgação/ SEPM
Em nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Polícia Militar informa que na manhã deste sábado, o comando do 18º BPM (Jacarepaguá) reforçou o policiamento na região do Rio das Pedras, assim que tomou conhecimento de confronto entre facções. O reforço conta com o apoio das unidades do 2º Comando de Policiamento de Área (2° CPA), do Batalhão de Operações de Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM)".
O homem ferido foi levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, onde está internado.
Disparo atinge geladeira de morador
Disparo de fuzil atingiu geladeira em casa de Rio das Pedras durante tiroteio de facções neste sábado (23), segundo morador — Foto: Reprodução
O confronto entre traficantes e milicianos durante a madrugada em Rio das Pedras assustou moradores na comunidade. Um morador da Avenida Afonso da Silveira, que pediu para não ser identificado, encontrou um projétil de fuzil no interior da sua geladeira.
Não houve feridos no interior da casa. Também não sabe de onde partiu o disparo.
Em nota, a Secretaria Estadual da Polícia Civil informou que "por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e das delegacias distritais, investiga a ação de grupos criminosos na região, sejam facções de tráfico de drogas ou grupos de milicianos. As unidades monitoram essas organizações e trocam informações de inteligência com as demais forças de segurança. Os agentes realizam diligências para identificar e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos".
G1