Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Sorocaba; vídeo pic.twitter.com/84uv4tmYJW
— Ipu Notícias (@ipu_noticias) February 10, 2025
Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP), na manhã desta segunda-feira (10). Ninguém ficou ferido.
A aeronave particular, uma Twin Commander, modelo 690D, fabricada em 1985, tocou o solo às 8h53. Durante a manobra, o avião teve problemas no trem de pouso e arrastou a "barriga" na pista por aproximadamente 500 metros. Houve vazamento de combustível, e um princípio de incêndio, que foi controlado pelas equipes do aeroporto.
O trem de pouso é um dos principais componentes de uma aeronave, responsável por suportar seu peso durante as operações de decolagem e pouso. Ele é composto por rodas, pneus, freios e outros componentes, projetados para garantir que a aeronave possa decolar e pousar com segurança.
![]() |
Piloto de aeronave fez 'pouso de barriga' em Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução |
Conforme apurado pela TV TEM, o voo partiu de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. Nas imagens, é possível ver quatro pessoas saindo do avião. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz informou que a pista precisou ser fechada para remoção da aeronave e não havia previsão de liberação. Às 11h, a Rede VOA que a aeronave estava sendo rebocada pelas equipes do aeroporto.
Conforme o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave particular possui dois motores turbo hélice e tem um peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. O modelo pode transportar até nove passageiros e foi comprado por João Noma, dono de uma concessionária da Toyota em Maringá, em 2011. Não há informações se ele estava no avião no momento do incidente.
Avião enroscado em buraco
O asfalto afundou no acesso à pista do aeroporto. Com a aeronave presa no local, a pista foi interditada para pousos e decolagens.
![]() |
Avião fica enroscado em buraco na pista de decolagem após chão ceder no aeroporto de Sorocaba — Foto: Canal do Avião/Reprodução |
A Rede VOA, empresa gestora do aeroporto, informou que a aeronave PS-MAK estava imobilizada no ponto de giro da cabeceira 19, no Aeroporto de Sorocaba.
"Foi relatado que, durante os procedimentos para decolagem, a pista cedeu, resultando no afundamento parcial da aeronave. Foi realizado uma abertura de NOTAM [pedido de cancelamento de pouso e decolagem] pelo responsável e estamos aguardando a chegada do reboque. O aeródromo de Sorocaba (SOD) encontra-se, no momento, indisponível para operações".
(g1)