A conta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi desativada do X, antigo Twitter, na manhã desta sexta-feira (21). O perfil havia sido criado em agosto de 2017.
Nas últimas semanas, a conta não estava recebendo atualizações regularmente. Entretanto, permanecia no ar, o que mudou nesta sexta (21), quando a rede passou a exibir o seguinte aviso: "Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)."
Não se sabe por qual motivo a conta foi desativada. Normalmente, essa mensagem é exibida quando o próprio usuário decide encerrar o acesso à plataforma, o que não foi confirmado por Moraes até o momento.
Outros casos nos quais as contas são banidas ou acabam retidas por decisão judicial apresentam mensagens distintas. Entretanto, nem Moraes, nem o X se pronunciaram sobre a questão.

Foto: reprodução/X
Multa antes de conta desativada
O ministro multou o X por descumprimento de uma ordem judicial que obrigava a rede a fornecer dados de um perfil supostamente ligado ao blogueiro Allan dos Santos.
Além disso, Moraes determinou o bloqueio da conta, o que foi cumprido pela rede dominada por Elon Musk, mas os dados não foram enviados sob alegação de que "as operadoras do X não coletam dados cadastrais".
A multa estipulada foi de R$ 100 mil por dia. Como a decisão era de julho do ano passado, o último cálculo seria uma quantia de cerca de R$ 8 milhões.
(Diário do Nordeste)