![]() |
Foto: Thiago Stille - Casa Civil |
O Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (25), em Fortaleza, um conjunto de tratores e implementos agrícolas destinados ao fortalecimento da agricultura familiar no estado. Ao todo, foram investidos R$ 4,1 milhões por meio da política estadual de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola.
Foram entregues 16 tratores, além de roçadeiras hidráulicas, distribuidores de calcário, pulverizadores, carretas agrícolas e grades, beneficiando entidades e prefeituras de 17 municípios: General Sampaio, Ipaporanga, Jaguaruana, Marco, Mauriti, Mombaça, Poranga, Potengi, Santa Quitéria, Salitre, Orós, Senador Pompeu, Quixeramobim, Morada Nova, Itarema, Deputado Irapuan Pinheiro e Massapê.
“Nós estamos falando de tecnologia para melhorar a vida dos homens e das mulheres do campo, aumentar a produtividade e garantir alimentos de mais qualidade na mesa do povo”, afirmou Jade Romero.
Implementos agrícolas no Ceará
Um dos beneficiados é o Assentamento Juá, em Santa Quitéria, que receberá um trator para auxiliar na produção de milho, feijão, melancia, jerimum, sorgo e batata, além da criação de animais. “Esse trator vai atender 200 famílias da nossa comunidade e outras vizinhas”, disse Pedro Braga, presidente da Associação Comunitária local.
Para o secretário Moisés Braz, a mecanização é essencial para o avanço da produção rural. “Diminui o esforço físico e aumenta a produtividade, gerando renda e oportunidades para o campo”, destacou.
Em Ipaporanga, a Associação dos Moradores do distrito de Mulungu projeta um aumento de até 38% na produção com a chegada do equipamento.
(GCMais)