O cardeal Robert Francis Prevost, agora conhecido como papa Leão XIV, é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos. Vindo de uma família com origens francesas, italianas e espanholas, o novo pontífice de 69 anos é agostiniano, formado em Matemática e chegou a visitar o Brasil duas vezes.
Pensando na longa jornada de Leão XIV dentro e fora da Igreja Católica, o Diário do Nordeste separou uma lista com cinco curiosidades para você conhecer o novo Bispo de Roma.
1 - Início da formação religiosa
Devido às influências da nacionalidade dos pais, o jovem Prevost teve interesse pela religião católica desde muito cedo. Em 1977, com 22 anos, já era formado em Matemática pela Villanova University, na Pensilvânia, onde depois passou a se dedicar aos estudos de Filosofia.
Em 1º de setembro do mesmo ano, o futuro papa ingressou na Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis, Chicago, estado onde nasceu. A partir desse momento, Prevost se tornou um agostiniano, encarregado de defender a busca por Deus e servir a comunidade por meio de missões religiosas.
Os votos solenes de Prevost foram feitos em 1981, após a conclusão do noviciado na ordem dos agostinianos. Um ano depois, foi ordenado padre, e seguiu até Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum), após ter concluído a graduação em Teologia.
2 - Relação com o Peru
A primeira vez que Robert Prevost atuou no Peru foi em 1985, quando foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura. Lá, ficou até 1986, mas voltou aos Estados Unidos em 1987 para defender a tese de doutorado sobre "O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho".
Um ano depois, a relação com o então sacerdote e a América Latina se tornou mais próxima, à medida que Prevost ia diversas vezes ao Peru para realizar visitas à comunidade, presidir congressos e atuar como formador de noviços na ordem agostiniana.
As idas e vindas do religioso por mais de duas décadas entre Estados Unidos e Peru foram encerradas em 2013, quando o papa Francisco o nomeou como bispo da diocese de Chiclayo, no departamento de Lambayeque (norte do Peru).
![]() |
Leão XIV, enquanto bispo Prevost, atuou em missões no Peru por mais de duas décadas / Foto: Reprodução/Redes Sociais |
A partir de então, Prevost respondeu com fidelidade às necessidades dos fiéis peruanos e até mesmo solicitou cidadania do País, como sinal de compromisso com o cargo. O carinho com os irmãos latino-americanos foi lembrado pelo agora papa no primeiro discurso na Basília de São Pedro, nesta quarta-feira (8).
"Uma saudação a todos aqueles, particularmente à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu tanto para seguir sendo a igreja fiel de Jesus Cristo", declarou o papa, em espanhol.
3 - Postura unificadora
Por estar inserido na ordem agostiniana, a postura de Leão XIV diante do Vaticano deve ser de união e celebração das vontades de Deus. Espera-se que ele siga os ensinamentos de Francisco, do qual era muito próximo, principalmente os que envolvam pensamentos progressistas e reformistas dentro da Igreja.
Até mesmo a escolha do nome dá ideia do caminho que o novo pontífice irá seguir no papado. O antecessor nominal dele, Leão XIII, que assumiu o trono de Roma entre 1878 a 1903, tinha uma forte ênfase nos direitos dos trabalhadores e na doutrina social católica.
4 - Ligação com o Brasil
Em entrevista coletiva feita poucas horas depois do anúncio de Leão XIV como novo papa, dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do País (CNBB), revelou que o pontífice tem grande admiração pelo Brasil.
"Ele nos conhece profundamente. Para nós, é um grande presente. Ganhamos um presente. O papa Leão XIV conhece o Brasil e, com certeza, teremos todo o apoio dele naquilo que faz parte do nosso trabalho pastoral", comentou.
Além disso, o religioso relembrou as duas vezes que o então Prevost visitou o País. A primeira foi em 2012 em Guarulhos (SP), e, a segunda um ano depois, em Belo Horizonte (MG). Ambas eram a missões como padre-geral dos agostinianos.
O bispo planejava visitar as terras brasileiras neste ano, em abril, para participar de uma nova assembleia da CNBB. No entanto, com a morte de Francisco, a viagem foi adiada.
5 - Amante de tênis e poliglota
Apesar das responsabilidades com a ordem agostiniana, Leão XIV dedica o tempo livre para outras atividades. Em entrevista logo após se tornar cardeal, em 2023, ele afirmou que se considera "um jogador de tênis amador razoável".
"Desde que deixei o Peru, tive poucas ocasiões para praticar, então estou ansioso para voltar às quadras", brincou. Prevost também disse que gosta de ler, caminhar e viajar para “lugares novos e diversos”.
Por ter atuado e visitado diversos países, o novo pontífice angariou muitos conhecimentos linguísticos ao londo da vida. Hoje, ele é fluente em inglês, francês, espanhol e português.
(DN)