Releitura cartográfica busca reforçar protagonismo do Sul Global e marca abertura do Triplo Fórum Internacional da Governança em Fortaleza.
![]() |
Foto: Reprodução |
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, nesta quarta-feira (7), uma nova versão do mapa-múndi que inverte a lógica cartográfica tradicional: o Hemisfério Sul aparece no topo e o Brasil é posicionado no centro do mundo. O lançamento simbólico faz parte da abertura oficial do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, que será realizado em Fortaleza, entre os dias 11 e 13 de junho.
O mapa lançado pelo IBGE apresenta os continentes sob uma nova orientação, invertendo os polos norte-sul. Países do Sul Global, como os membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do Mercosul, estão em destaque. Também são evidenciados os países de língua inglesa no Sul e os que compõem o bioma amazônico.
Cidades brasileiras com protagonismo internacional também ganham destaque visual: o Rio de Janeiro, como capital dos Brics; Belém, como sede da Conferência do Clima da ONU (COP 30), que será realizada em 2025; e Fortaleza, por sediar o Triplo Fórum.
(GCMais)