Imposto de Renda 2025: 240 mil contribuintes do Ceará não declararam no último dia do prazo

Imposto de Renda — Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Imposto de Renda — Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
 


  O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina nesta sexta-feira (30). Pela manhã do último dia, mais de 39 milhões de contribuintes já haviam enviado suas declarações. Mais de 7 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração, incluindo cerca de 240 mil do Ceará.

Para quem ainda tem dúvidas ou não conseguiu reunir todos os documentos, especialistas recomendam que a declaração seja entregue dentro do prazo, mesmo que incompleta, para evitar a aplicação de multa. Depois, é possível fazer as correções necessárias.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2025 está disponível para download desde 13 de março. Veja aqui como baixar.

Pagamento do primeiro lote

A Receita Federal começa a pagar o 1º lote de restituições do Imposto de Renda 2025 nesta sexta-feira (30) — mesmo dia em que se encerra o prazo para declaração.

Como fazer a consulta?

A página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações.

A Receita Federal disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. 


(g1)

Postagens mais visitadas do mês