Ministério Público firma acordo para que restauração do Abrigo Sagrado Coração de Jesus seja concluída em Sobral

 

 Ministério Público firma acordo para que restauração do Abrigo Sagrado Coração de Jesus seja concluída em Sobral

O Ministério Público do Estado do Ceará firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Sobral para que a gestão finalize a restauração do Abrigo Sagrado Coração de Jesus. A edificação faz parte do patrimônio histórico e arquitetônico de Sobral e está em obras há seis anos. O TAC foi firmado por iniciativa da 7ª Promotoria de Justiça de Sobral, por meio do promotor de Justiça Rodrigo Calzavara. 

O prédio foi inaugurado em 26 de setembro de 1953 e está localizado no Centro da cidade. Em 2019, foi assinado um Termo de Compromisso entre a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para revitalização do abrigo.

À época, a obra foi orçada em R$ 3,04 milhões. Em despacho deste ano, a Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos do Iphan informou que vai liberar o recurso para a retomada após manifestação expressa da prefeitura, indicando que terá condições de terminar os trabalhos em 9 de janeiro de 2026.

No Termo de Ajustamento de Conduta assinado, o atual prefeito de Sobral se comprometeu a finalizar a obra na data sugerida, caso o Iphan libere o recurso. Se o compromisso for descumprido, ficou assegurada a cobrança de multa diária de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento. O valor será revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID).

    A Voz de Santa Quitéria

Postagens mais visitadas do mês