Ministro da Educação Camilo Santana divulga datas de inscrição e provas do Enem 2025

Ministro da Educação Camilo Santana divulga datas de inscrição e provas do Enem 2025
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
 




O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou na manhã desta sexta-feira (9) as datas para o período de inscrição e para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Em anúncio nas redes, ele adiantou que o edital vai ser publicado em breve e que as inscrições iniciam em 26 de maio, indo até 6 de junho. Já as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro deste ano.

“Não percam a oportunidade. Jovens brasileiros e brasileiras, Enem 2025, data de inscrição de 26 de maio a 6 de junho e as provas serão do dia 9 e 16 de novembro. Um forte abraço e viva o Enem e viva a educação!”, disse ele, em vídeo publicado nas redes.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, com a seleção sendo aplicada todos os anos. Em 2024, o exame registrou 4,32 milhões de inscrições, com uma taxa de presença de 73,5%, registrando crescimento em relação aos anos anteriores. O resultado do Enem é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) geralmente em janeiro do ano seguinte à aplicação da prova.

A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, além da redação, que exige um texto dissertativo-argumentativo.

O cálculo da nota do Enem é feito pelo Inep com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o nível de dificuldade das questões e a coerência do desempenho do candidato. A média das notas das cinco provas compõe o resultado final, que pode ser usado para ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para obtenção de bolsas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para financiamento estudantil via Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O Enem também serve para a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos.

O acesso ao resultado é feito pela “Página do Participante” no site do Inep, onde o candidato consulta suas notas e, após a divulgação, pode acessar o espelho da redação para entender a correção feita.


(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês