Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil 2025 (Fies). A etapa segue até a sexta-feira (18). Segundo o Ministério da Educação (MEC), há mais de 74 mil vagas disponíveis para o segundo semestre deste ano.
Como funciona o Fies?
O Fies é um programa do Governo Federal que oferece financiamento para estudantes em cursos de graduação de faculdades privadas que aderiram ao sistema e têm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Como se inscrever?
As inscrições para o Fies 2025 são feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior de forma gratuita. Ao entrar na plataforma, é necessário acessar uma conta Gov.br e repassar informações pessoais, como nome completo, CPF e renda mensal de cada membro familiar
Para concorrer à seleção, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
- Ter obtido nota superior a 450 nas cinco provas, e acima de zero na redação;
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Fies Social
Metade das vagas disponíveis para o segundo semestre está reservada para o Fies Social, voltado para inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar mensal de um salário mínimo e meio.
Conforme o MEC, caso o estudante se enquadre nos critérios do Fies Social, ele terá o financiamento integral da graduação e até 100% dos encargos cobertos pelo programa.
Seleção de cursos
O Fies tem chamada única e lista de espera. No momento da inscrição, o candidato pode escolher duas opções de curso. Porém, ao final da chamada, apenas uma das duas opções será pré-selecionada, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência.
Segundo o edital, a ordem de priorização seguirá os seguintes critérios:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
Cronograma
- Período de inscrição: até dia 18 de julho
- Resultado da pré-seleção chamada única: 29 de julho
- Complementação da inscrição: 30 de julho a 1º de agosto
- Pré-seleção da lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro