UFC abre inscrições para Casas de Cultura Estrangeira com 879 vagas disponíveis

Ao todo, estão sendo ofertadas 879 vagas, distribuídas entre candidatos ao nível inicial dos cursos e participantes do teste de nível, que permite ingresso em semestres mais avançados


UFC abre inscrições para Casas de Cultura Estrangeira com 879 vagas disponíveis
Foto: Reprodução



A Universidade Federal do Ceará (UFC) abriu, nesta segunda-feira (21), as inscrições para a seleção de novos estudantes das Casas de Cultura Estrangeira. Ao todo, estão sendo ofertadas 879 vagas, distribuídas entre candidatos ao nível inicial dos cursos e participantes do teste de nível, que permite ingresso em semestres mais avançados.

A distribuição das vagas é a seguinte:

  • 461 vagas para o nível inicial;
  • 418 vagas para candidatos via teste de nível.

As vagas contemplam os cursos das Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa, além do Curso de Libras.

Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de agosto pelo site oficial da seleção das Casas de Cultura. A taxa de inscrição é de R$ 90.

Os editais foram divulgados na última sexta-feira (18), e o processo seletivo está sob responsabilidade da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). As provas serão aplicadas no dia 17 de agosto, e os candidatos aprovados iniciarão as aulas no semestre letivo 2025.2.

Casas de Cultura da Universidade Federal do Ceará

Criadas na década de 1960, as Casas de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) são reconhecidas como um dos maiores projetos de extensão da instituição. Localizadas no bairro Benfica, em Fortaleza, esses espaços oferecem cursos de línguas e difundem aspectos culturais dos países representados, sendo referência pela qualidade do ensino de idiomas e pela oportunidade de integração cultural para a comunidade acadêmica e externa.

Atualmente, cerca de 3.600 alunos participam das atividades nas Casas de Cultura, que abrangem cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, português, esperanto e Libras. Os cursos são abertos ao público em geral, mediante processo seletivo, e não cobram mensalidade, apenas uma taxa de inscrição e matrícula. Além das aulas regulares, as Casas promovem conferências, palestras, seminários, mostras culturais e exibições de filmes, proporcionando uma imersão ampla nas culturas estrangeiras e fortalecendo a prática de extensão universitária.




(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês