Adolescente que salvou primo de engasgo aprendeu manobra de Heimlich na internet, diz tia

 

Adolescente de 14 anos salva primo engasgado aplicando manobra de Heimlich, em Fortaleza — Foto: Reprodução 


A curiosidade em aprender coisas novas ajudou um adolescente de 14 anos a salvar o próprio primo de um engasgo. Silas Cabreira aprendeu a manobra de Heimlich assistindo vídeos na internet e conversando com o irmão mais velho. Ele usou a habilidade na última quinta-feira (7) quando o primo, Igor Vasconcelos, de 13 anos, se engasgou, em um apartamento de Fortaleza. 

  Os primos conversavam, no imóvel no bairro Guararapes, e quando Igor ria de algo dito pelo primo, ele se engasgou com uma mistura de leite e achocolatado com flocos crocantes. Igor foi salvo depois que Silas aplicou a manobra de Heimlich, técnica de tração abdominal para desobstruir as vias aéreas.

Lione Vasconcelos, mãe de Igor, explicou como o sobrinho soube aplicar a manobra. “Ele [Eduardo, irmão de Silas] tem aquelas curiosidades que algumas pessoas têm, de saber como salvar uma pessoa. Ele viu alguns vídeos de internet. E, dessa vez, o Silas colocou em prática o que tinha conversado com o irmão”, explicou a empresária.

Ela afirmou também que a ligação entre os primos foi um fator importante para que Silas tenha agido de forma rápida e eficiente. Depois de conseguir salvar Igor, o adolescente também tranquilizou a própria mãe, que ainda não tinha entendido que o adolescente já estava melhorando.




Susto na cozinha

Adolescente de 14 anos explica como salvou primo que se engasgou, em Fortaleza
Adolescente de 14 anos explica como salvou primo que se engasgou, em Fortaleza


Igor mora na cidade de Tianguá, no interior do Ceará, e chegou em Fortaleza na quinta-feira. A família veio para a capital para participação em um evento sobre educação. Lione falou que, momentos antes do engasgo, os dois primos conversavam na sala de estar. Ao ver Igor começando a se engasgar, Silas disse ter pensado que a situação seria uma brincadeira.

Igor chegou quase sem fôlego e tossindo bastante perto da pia da cozinha. No local, estava a tia dele, Joana, que limpava o local após o jantar. Ao ver a situação, ela tentou bater nas costas do jovem e fez com que ele levantasse os braços.

“É aí que o Silas se toca e vê que o Igor não tava brincando, que realmente ele tava engasgado. E aí começa a aflição, o desespero. A Joana disse que não sabia como agir, passava o pano na pia. A gente até começou a rir revendo o vídeo várias vezes depois, vendo os detalhes. Ela disse que ficou tão apavorada, que não sabia o que fazer”, conta Lione.

Durante a ação, Joana orientou o filho a buscar ajuda na casa do vizinho, que é médico. Quando o jovem voltou para o apartamento, Joana também saiu para bater na porta do vizinho.

A sós com Igor na cozinha, Silas resolveu aplicar a manobra de Heimlich. Momentos depois, Igor conseguiu expelir um pouco do líquido e passou a respirar com menos dificuldade.

“O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou... E eu tenho certeza que foi o Espírito Santo mesmo que agiu. Ele pensou: ‘se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar’. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor”, detalha Lione.

Adolescente passa bem

Lione tinha acabado de voltar do evento quando o vídeo do episódio foi publicado em um grupo da família. Ela conta que ficou apavorada ao ver a cena.

“Foi uma situação horrível mesmo. Eu só sabia chorar. Na hora, eu já mandei buscá-lo. E ficou todo mundo abalado de saber que, de certa forma, a gente é tão vulnerável. Num piscar de olhos, tudo pode se acabar”, conta Lione.

Na mesma noite, a família levou o adolescente para um hospital privado. Igor ainda relatava muita dor na garganta e no peito. Ele passou a tomar um medicamento para alívio da dor e não ficou com nenhuma outra sequela após o episódio.

Ainda segundo a mãe, o caso mostra que os riscos são reais mesmo para adolescentes e adultos, visto que a maior preocupação sobre o engasgo se volta para crianças menores e idosos.

Conforme Lione, o sentimento é de gratidão pela atitude de Silas. Inicialmente preocupada sobre a exposição do vídeo, ela explica que os familiares consideraram importante compartilhar as imagens. A intenção é que outras pessoas se conscientizem sobre a técnica, que pode salvar mais vidas no futuro.


Adolescente de 13 anos se engasga e é salvo pelo primo, em Fortaleza — Foto: Reprodução




(g1) 

Postagens mais visitadas do mês