![]() |
Jovem compartilha registro nas redes sociais usando chupeta |
A notícia de que jovens e adultos estão recorrendo ao uso da chupeta em busca do alívio de tensões chocou muita gente, mas a prática está sendo compartilhada cada vez mais em redes sociais, a exemplo do X e do TikTok. Visto por psicólogos como “um modismo incapaz de ajudar a lidar com os sintomas do estresse”, o uso da chupeta por adultos também é contraindicado por profissionais da odontologia, que alertam sobre prejuízos para a saúde bucal.
Adultos com chupeta: preocupações para além da mente e estética
A tendência em que jovens e adultos usam chupetas contra sintomas de estresse e ansiedade têm um impacto para além do psicológico. A cirurgiã dentista Gabriella Siqueira conta à coluna que, dependendo do tempo, da frequência e da intensidade, o uso de chupetas por adultos pode comprometer o formato das arcadas dentárias, projetando os dentes da frente e causando a chamada mordida aberta.
Contudo, os males não são apenas estéticos:
“Entre os prejuízos que essa prática pode causar, estão problemas respiratórios, pela eventual dificuldade em fechar a boca, desenvolvendo um hábito de uma respiração bucal ao invés de respiração nasal; o comprometimento da posição da língua, e a dificuldade de rasgar os alimentos com os dentes da frente”, informa a profissional.
![]() |
Caso seja observado uma alteração nas arcadas pelo uso do item infantil, alguns tratamentos devem ser indicados para correção, que envolvem desde uso de aparelhos ortodônticos para um realinhamento dos dentes até acompanhamento com fonoaudiólogo para correção do posicionamento lingual.
Além disso, há o risco de engasgos, caso a pessoa durma usando o acessório. “Durante o sono, não temos plena consciência dos movimentos respiratórios. Não é recomendado dormir com dispositivos ‘soltos’ na boca”, finaliza Gabriella Siqueira.
(GCMais)