Em encontro com profissionais de imprensa do Sertão Central e Sertão de Canindé, na sexta-feira (08), o governador Elmano de Freitas voltou a defender, de forma pública, a exploração da jazida de Itataia, em Santa Quitéria, condicionado à segurança do projeto e que o processo de exploração do urânio e do fosfato seja bem-sucedido.
Ele argumenta que a Europa não quer que o empreendimento seja aberto, porém está reativando suas usinas de energia nuclear. Ponderou também que haja os devidos cuidados contra danos ambientais, fugindo de “discussões superficiais” sobre a temática.
O governador afirmou ainda que interessa ao Brasil a exploração de Itataia, defendendo que é bom para o país que produza o seu próprio fosfato, que isso é estratégico e tem haver com a soberania alimentar brasileira.
A participação do Governo se dá através de um memorando assinado em 2023, onde assegura infraestrutura de apoio para o complexo, como a pavimentação da CE Itataia a Lagoa do Mato, adutora via açude Edson Queiroz, energia elétrica e capacitação da mão de obra.
A Voz de Santa Quitéria apurou que membros da Casa Civil já estiveram visitando a região recentemente, avaliando a possibilidade para uma agenda de Elmano no acampamento e comunidades próximas, como ele próprio se comprometeu de fazer esta visita, para ter um contato com os moradores afetados.
(A Voz de Santa Quitéria)