Uma nova edição da operação “Mata Atlântica em Pé”,
realizada simultaneamente em 17 estados, resultou na aplicação de R$
13.075.500 em multas por desmatamento ilegal em 23 municípios do Ceará. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 26.
A ação coordenada nacionalmente pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contou no Ceará com a atuação do Ministério Público do Ceará, através do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
No Ceará, a operação foi realizada entre os dias 15 e 19 de setembro e resultou na fiscalização de 1.506,44 hectares.As multas foram aplicadas pelo Ibama e pela Semace.
Para identificar áreas com possível degradação, as equipes foram até os locais ou utilizaram MapBiomas, ferramenta que permite a obtenção de imagens de satélite em alta resolução para a constatação de desmatamentos.
“A operação conjunta foi bastante exitosa, tendo 73 alvos fiscalizados no Estado. Foi uma operação voltada principalmente para supressões vegetais no bioma Mata Atlântica sem autorização legal, situação que implica em violações administrativas, o que gera aplicação de multas e embargos pelos órgãos ambientais, como também a responsabilização criminal, prevista na lei de crimes ambientais. Nesses casos, o Ministério Público irá iniciar a ação penal no momento oportuno”, analisou Fábio Ottoni, promotor de justiça que coordena o Gaema.
O POVO