Arma usada em ataque a escola em Sobral foi a mesma de homicídio em julho, confirma laudo da Pefoce

Arma usada em ataque a escola em Sobral foi a mesma de homicídio em julho, confirma laudo da Pefoce
Foto: Reprodução/ Arquivo SSPDS



As Forças de Segurança do Ceará avançaram nas investigações sobre os homicídios registrados em Sobral no dia 25 de setembro de 2025. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) concluiu exame de microcomparação balística que confirmou que a arma utilizada nos disparos que mataram dois adolescentes em frente a uma escola também foi empregada em outro homicídio ocorrido em julho deste ano. O mesmo suspeito estaria envolvido nos dois crimes.

O laudo foi incluído no inquérito que apura os assassinatos e reforça as evidências contra o homem preso em flagrante no dia seguinte ao ataque. Segundo o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, o cruzamento de informações foi possível por meio do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), banco de dados operado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

De acordo com o perito, cada arma de fogo deixa marcas únicas em projéteis e estojos deflagrados, semelhantes a impressões digitais. “Quando um novo projétil ou estojo é inserido no sistema, ele é comparado com os já cadastrados, permitindo identificar se a mesma arma foi utilizada em ocorrências distintas”, explicou Júlio Torres. A Pefoce integra o Sinab desde 2023 e vem utilizando o recurso para relacionar crimes cometidos em diferentes municípios.

Reforço ao inquérito

O delegado João Alberto, da 1ª Seccional do Interior Norte da Polícia Civil do Ceará (PCCE), destacou que o resultado técnico fortalece o trabalho investigativo. “O laudo comprova que o projétil encontrado na vítima do homicídio de julho partiu da mesma arma usada no ataque de setembro. Temos depoimentos, indícios e agora uma prova pericial que liga o suspeito aos dois casos”, afirmou.

O delegado informou ainda que, enquanto o suspeito foi preso em flagrante pelo crime mais recente, o laudo subsidiou o pedido de prisão preventiva referente ao homicídio de julho, já deferido pela Justiça.

Postagens mais visitadas do mês