![]() |
Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza |
Iniciando o mês de setembro, o estado do Ceará iniciou um período marcado por altas temperaturas e baixa umidade, englobando os meses popularmente referidos como os do “B-R-O Bró” – setembro, outubro, novembro, dezembro. O clima nesta época é caracterizado por céu limpo e sol forte, proporcionando dias ideais para atividades ao ar livre, como idas à praia e passeios para contemplação, mas também exige atenção redobrada para a saúde.
O impacto é maior nas regiões do interior do estado, especialmente no centro-sul, Jaguaribana e Sertão Central. Conforme o especialista, o Jaguaribe, no mês de outubro dos últimos anos, chega a registrar 41 graus de temperatura média. Esse cenário potencializa os riscos de problemas relacionados à exposição ao sol e à desidratação.
Quem vive o cotidiano sob o calor intenso, como o ambulante Douglas Lima, reforça a importância dos cuidados: “vamos se antecipar logo, tomar uma água de coco gelada, uma água mineral, sempre bom.”
Para aproveitar o período, moradores e visitantes procuram formas de se refrescar. A representante de vendas Gabriela Filardi, recém-chegada a Fortaleza, diz que chegou de São Paulo e está conhecendo a cidade, já na expectativa de aproveitar o calor intenso. “Tomar uma gelada, tomar água e colocar o short e a sandália Havaiana no pé e passear na cidade”, comenta o empresário Júnior Andrade.
Pessoas com sobrepeso, obesidade, diabetes e doenças respiratórias devem redobrar os cuidados, evitando ambientes empoeirados e controlando doenças crônicas como asma e rinite, que podem piorar com o tempo seco e o pólen típico dessa época. Destaca-se também a importância de usar filtro solar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, de 10h às 16h.
Especialistas ainda orientam sobre a importância de ingestão constante de líquidos para evitar complicações. O nutricionista Arthur Lima aconselha: “vou sair de casa? Já penso em me hidratar antes de sair de casa, tomar um copo de água. Se tiver uma garrafinha, andar sempre com a garrafinha ao lado. Talvez não andar com água muito gelada, que às vezes a gente não consegue beber água de uma vez, andar com água mais natural, até porque isso vai fazer com que você beba mais água. É uma maneira de a gente acabar consumindo, aumentar o consumo de água diário.”
(GCMais)