Humorista Augusto Bonequeiro morre aos 74 anos em Fortaleza

Humorista Augusto Bonequeiro morre aos 74 anos em Fortaleza
Foto: Divulgação
 



O humorista Augusto César Barreto, o Augusto Bonequeiro, morreu nesta terça-feira (04), em Fortaleza. O pernambucano de 74 anos havia sido diagnosticado com Parkinson há 14 anos e estava com a saúde bastante fragilizada nos últimos anos. A família ainda não se pronunciou sobre o falecimento de Augusto e as causas da morte não foram divulgadas até o momento.

Nascido na cidade de Escada, em Pernambuco, a 60km da capital Recife, Augusto se encantou pelo mundo dos bonecos quando ministrava aulas de educação artística em escolas públicas do estado. Ele chegou a Fortaleza em 1980 e desde então esteve inserido na cena cultural da cidade, sendo essencial para a manutenção do teatro de bonecos na região.

Ele ajudou a fundar o núcleo cearense da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e diretor do Teatro José de Alencar em Fortaleza.  O artista acabou se destacando nacionalmente com os trabalhos desenvolvidos na capital cearense, lugar onde ele se estabeleceu e fez de morada para a sua família e cenário de suas criações, que são destaque no cenário internacional.

Augusto também ficou conhecido por protagonizar, ao lado do seu boneco “Seu Encrenca” e da atriz Hiramisa Serra, o programa Botando Boneco, que foi sucesso na TV cearense entre o fim da década de 90 e no início dos anos 2000.

Em 2024, Augusto Bonequeiro havia sido internado em uma UTI de um hospital particular de Fortaleza. Os familiares do humorista fizeram uma campanha de doações para custear os gastos com os cuidados médicos e pagamento da residência em um lar para idosos da capital cearense. Amigos de longa data de Augusto ajudaram o velho amigo com doações diretas e promoção de eventos solidários com foco em ajudar o bonequeiro.


(GCMais)

Postagens mais visitadas do mês