Justiça Eleitoral suspende eleição suplementar em Senador Sá, no Ceará

 




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu temporariamente as eleições suplementares que estavam marcadas para o próximo domingo (1º) no município de Senador Sá, no interior do Ceará. A suspensão veio após a Justiça acatar recurso do prefeito Bel Júnior (PP), que havia sido cassado em 2025 e continuou no cargo devido a uma liminar. 

Na votação que aconteceria neste domingo (1º), os moradores escolheriam um novo prefeito e vice-prefeito para a cidade. O pleito contava com apenas uma chapa, com candidatas que eram apoiadas por Bel Júnior. Caso a eleição continuasse, a chapa precisaria de apenas um voto para vencer.

Outros dois municípios do Ceará, Choró e Potiretama, terão eleições suplementares nesta data, depois que os gestores eleitos em 2024 tiveram mandatos cassados.


Eleições suspensas pela segunda vez

Esta é a segunda vez que Senador Sá tem eleições suplementares suspensas. Os dois casos foram durante o mandato do atual prefeito, eleito em 2024.

Entre as acusações, estão a de que ele organizou uma vaquejada com seu nome para promover sua candidatura, o que foi considerado um showmício, proibido pela legislação eleitoral.

Após a cassação de Bel pelo TRE-CE, o órgão chegou a agendar eleições suplementares no município para julho de 2025, mas uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o novo pleito e manteve o prefeito no cargo até que o caso fosse julgado no pleno do TSE.

Desde então, ele passou a exercer o mandato devido a uma liminar. Em novembro de 2025, o TRE-CE votou outra vez pela cassação, e o prefeito afirmou que iria recorrer da decisão no TSE. As eleições suplementares foram marcadas para março de 2026.

A nova suspensão foi definida nesta quarta-feira (25) pelo ministro e relator do processo, Ricardo Villas Bôas Cueva, durante sessão de julgamentos no TSE, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Em nova liminar, a Justiça acatou novo recurso do prefeito Bel Júnior, suspendendo as novas eleições e mantendo o gestor no cargo até que o plenário do TSE possa julgar o caso que levou à cassação do prefeito e da vice-prefeita.

Em resposta ao g1, o TRE-CE informou que não há previsão para a remarcação de um novo pleito em Senador Sá, visto que a fixação de uma nova data depende de novo julgamento por parte do TSE.

Chapa única tinha aliadas do prefeito

Bel Júnior, prefeito em Senador Sá, era apoiador da única candidata nas eleições suplementares — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Até a suspensão temporária da votação, Senador Sá se encaminhava para eleger candidatas da única chapa que estava concorrendo aos cargos. Eram elas: Sabrina Morais (PP) para prefeita e Professora Maria (PP) para vice.

Como estavam na única chapa concorrente, as candidatas precisariam de apenas um voto para vencer o pleito.

Sabrina também é conhecida como “Sabrina do Bel” e tinha candidatura apoiada por Bel Júnior. A vice-prefeita na chapa de Sabrina era a mesma vice cassada no início de 2025, que agora continua no cargo devido à liminar.

Eleições em Choró e Potiretama

Mais de 17 mil eleitores voltam às urnas neste domingo (1º) para eleger novos prefeitos e vices em Choró e Potiretama, segundo o TRE-CE. A votação terá início às 8h e será encerrada às 17 horas.

Os novos gestores eleitos terão mandatos válidos até o dia 31 de dezembro de 2028. Nas duas cidades, as chapas eleitas em 2024 foram cassadas pela Justiça Eleitoral.

Em Choró, serão 58 urnas eletrônicas para atender 25 locais de votação. Em Potiretama, são 35 urnas para 12 locais de votação.

Confira a lista dos candidatos nas eleições suplementares:

Choró

  • Prefeito: Paulo George (PSB)
  • Vice-prefeito: Cimar Ribeiro (PSB)
  • Prefeito: Antônio Delmiro (Federação BRASIL DA ESPERANÇA - PT/PC do B/PV/33 - MOBILIZA)
  • Vice-prefeita: Ana Íris (PT)

Potiretama

  • Prefeito: Cleverlandio Pereira (PP)
  • Vice-prefeito: Gilberto Meneses (PP)
  • Prefeita: Solange Camelo (PT)
  • Vice-prefeito: Rogério Barbosa (PT)

Gestores com mandatos cassados

Bebeto Queiroz, prefeito eleito de Choró, foi preso pouco depois das eleições de 2024. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo George Saraiva, o "Paulinho" (PSB), foi empossado como prefeito interino. Paulo George é candidato nessas eleições suplementares.

Bebeto e o vice são investigados por envolvimento com um grupo criminoso que cometia crimes eleitorais e lavagem de dinheiro. O grupo fraudava contratos de prefeituras de diversas cidades e usava o dinheiro para comprar votos e influência política.

O prefeito eleito de Potiretama, Luan Dantas (PP), também foi cassado por abuso de poder. Conforme a Justiça, ele realizou uma série de contratações irregulares no período pré-eleitoral, sem justificativa, o que foi considerado uso da máquina pública para fins eleitorais.



(g1) 

Postagens mais visitadas do mês