![]() |
| Foto: RIoTur |
A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18), durante a apuração das notas realizada na Cidade do Samba, consagrando a escola de Niterói como vencedora da principal divisão da folia carioca.
Durante o desfile, Ciça participou da comissão de frente e, em seguida, retornou ao início da pista para comandar a bateria Furacão Vermelho e Branco. Ele reeditou um momento icônico do Carnaval de 2007 ao subir em um carro alegórico e reger os ritmistas do alto, ao lado da rainha de bateria Juliana Paes.
Além do título do Grupo Especial, a Viradouro também conquistou o Estandarte de Ouro de Melhor Escola. Ciça ainda foi reconhecido como Personalidade do Ano, premiação concedida pelo jornal O Globo desde 1972 e considerada uma das mais importantes do Carnaval carioca.
A apuração iniciou às 15h50 e reuniu representantes das 12 escolas que desfilaram entre domingo (15) e terça-feira (17). O público acompanhou a divulgação das notas quesito a quesito, incluindo comissão de frente, bateria, samba-enredo e mestre-sala e porta-bandeira.
Com o resultado, a campeã garante o título do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro e o direito de se apresentar novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado.
Quem ganhou o Carnaval 2026 do RJ?
A campeã do Carnaval 2026 do RJ será atualizada abaixo após a soma da maior pontuação na apuração do Grupo Especial, que acontece hoje, às 15h50.
Acompanhe o resultado abaixo:
- Campeã: Viradouro
- Pontuação final: 270
- Vice-campeã: Beija-Flor
- Terceiro lugar: 269,9
A leitura das notas segue o regulamento atualizado do Grupo Especial. Ao todo, 54 jurados participarão do processo, mas apenas 36 notas serão consideradas, já que dois julgadores de cada quesito serão descartados por sorteio antes da apuração.
Apuração do Carnaval 2026 do RJ
A apuração mantém o modelo adotado nos últimos anos, com fechamento das notas ao fim de cada noite de desfile. Os nove quesitos serão divididos em 26 subquesitos, com avaliação mais detalhada.
Entre os critérios que serão analisados estão a criatividade e concepção da comissão de frente, harmonia e fantasia de mestre-sala e porta-bandeira, além da manutenção da cadência e versatilidade da bateria.
As escolas se apresentaram na Marquês de Sapucaí em três noites consecutivas. Agora, as mais bem colocadas retornam à avenida para o tradicional Desfile das Campeãs, que reúne as seis primeiras colocadas do Grupo Especial.
(GC+)



