![]() |
| Foto: Reprodução / Canal Gov |
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), reagiu a uma confusão na plateia de um ato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Fortaleza, gritando “já vai tarde, Bolsonaro”. O registro foi feito nesta quarta-feira (1º), durante a inauguração do bloco de alojamento estudantil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no novo campus da capital cearense.
Enquanto falava ao público, Elmano foi interrompido por uma confusão na plateia. Ao perceber a situação, o governador pediu que os presentes ignorassem o episódio e classificou o momento como uma “provocaçãozinha dos bolsonaristas”. Em seguida, elevou o tom: “não fizeram uma escola técnica, não fizeram uma universidade, só arrocharam o salário do povo. Tchau, tchau e tchau. Já vai tarde, Bolsonaro”, bradou, sob aplausos e reações de apoio do público.
Na sequência, o governador redirecionou o assunto para o tema do evento. “Nós vamos falar é de amor, nós vamos falar é de ITA, nós vamos falar é de escola pública, nós vamos falar é do SUS. É disso que nós vamos falar”, declarou, ao pedir que o público deixasse de lado o episódio.
A agenda no Ceará reuniu autoridades federais e estaduais, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana. O evento marca a inauguração de novas estruturas do ITA em Fortaleza e também celebrou os dois anos do programa federal Pé-de-Meia, voltado ao incentivo à permanência de estudantes no ensino médio.
O campus do ITA no Ceará será a primeira unidade da instituição fora de São José dos Campos, em São Paulo, e deve oferecer cursos como Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas, considerados estratégicos para o desenvolvimento tecnológico. A iniciativa integra o plano de expansão do ensino superior público e de fortalecimento da formação científica no país.
(GC+)



