‘Ver mulher de short curto’, diz vereador sobre futebol feminino

Mardônio Cavalcante fez comentário alvo de críticas durante sessão na Câmara Municipal de Meruoca. — Foto: Câmara Municipal de Meruoca/Reprodução 




Vereador de Meruoca, Mardônio Cavalcante (PSB) foi criticado após um comentário machista durante uma sessão da Câmara Municipal, ocorrida nesta segunda-feira (8). O parlamentar sugeriu outro vereador a assistir um torneio de futebol feminino local, que acontecerá no próximo domingo (14), porque ele "gosta de ver mulher de short curto". 

"Ademar [também vereador], que gosta de ver mulher de short curto, domingo tem o futebol feminino lá [no distrito de Fernandes]", disse o vereador.

A declaração do vereador foi criticada inclusive pelo prefeito de Meruoca, Herton Alves (PT). “É inadmissível que, em pleno 2026, uma fala proferida da tribuna de uma Câmara Municipal reduza mulheres esportistas à objetificação de seus corpos”, declarou o governante.

“Ao dizer que determinado vereador ‘gosta de ver mulher de short curto’ ao convidar para um torneio de futebol feminino, o parlamentar desrespeita não apenas as atletas, mas todas as mulheres do nosso município”, reforçou o prefeito.

O vereador Mardônio Cavalcante enviou uma nota de desculpas ao g1 neste terça-feira (9). “Peço sinceras desculpas a todas as pessoas que possam ter se sentido ofendidas ou atingidas por publicação de minha autoria divulgada nas redes sociais”, disse. (Veja abaixo a nota completa)

Em nenhum momento tive a intenção de promover qualquer forma de ofensa, discriminação ou desrespeito. Reconheço, contudo, que a manifestação gerou questionamentos e diferentes interpretações, motivo pelo qual considero importante me dirigir publicamente à população”, complementou o parlamentar.

Mardônio Cavalcante fez comentário alvo de críticas durante sessão na Câmara Municipal de Meruoca. — Foto: Câmara Municipal de Meruoca/Reprodução

Crítica do prefeito

O prefeito de Meruoca, Herton Alves, disse que “esse tipo de fala não deveria ser aceitável nem dentro de casa, imagine em uma sessão legislativa, espaço que deveria ser de respeito, representação popular e exemplo para a sociedade. A tribuna não pode ser utilizada para propagar comentários que objetificam mulheres e diminuem a importância do esporte feminino”.

Herton manifestou ainda "total solidariedade às atletas do município, às mulheres que fazem do esporte uma ferramenta de transformação social e a todas que se sentiram ofendidas por essa declaração".

“Mulheres lutaram por décadas para ocupar espaços que historicamente lhes foram negados, e ainda hoje enfrentam preconceito, desvalorização e comentários machistas que tentam diminuir suas capacidades e transformar talento em objeto de piada”, reforçou.

“Segundo dados da ONU Mulheres, milhões de meninas abandonam o esporte todos os anos devido ao machismo, à sexualização e à falta de respeito nos ambientes esportivos. Discursos como esse reforçam exatamente essa cultura que precisamos combater diariamente”, destacou o prefeito. 



(g1)

Postagens mais visitadas do mês