Homem é preso por matar suspeito de estuprar a companheira dele no CE

 





Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (23) por suspeita de um homicídio em Juazeiro do Norte contra um homem de 23 anos - que era suspeito de estuprar a atual namorada do autor do assassinato.

Segundo a polícia, momento antes do assassinato, o suspeito de estupro passou pela residência do casal e teria proferido ofensa contra eles.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a vítima tem passagens por estupro de vulnerável e foi morto com objeto perfurocortante no bairro Frei Damião.

A motivação do crime teria sido o fato da vítima do homicídio ter cometido um estupro contra a companheira do suspeito de homicídio, conforme as investigações.

Após a captura, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para a realização dos procedimentos legais cabíveis. Agora, ele permanece à disposição da Justiça.

O estupro contra a mulher do autor do homicídio ocorreu em 2023 no bairro Triângulo, na mesma cidade. O suspeito chegou a ser indiciado pelo estupro, mas estava em liberdade. 


(G1/CE)

Advogado condenado por compra de sentenças no Ceará é preso em Portugal, mas Justiça nega extradição


 



O advogado Michel Sampaio Coutinho, um dos alvos da 'Operação Expresso 150', deflagrada para desarticular esquema milionário de compra e venda de liminares nos plantões do Judiciário cearense, segue vivendo beneficiado pela impunidade.

Michel foi incluído na lista vermelha da Interpol e chegou a ser preso em fevereiro deste ano, em Portugal. Não demorou até ele ter a liberdade restituída.

Nas últimas semanas, a imprensa portuguesa noticiou mais uma reviravolta do caso: a Justiça brasileira pediu a extradição do advogado, e o pedido foi negado.

Isto porque, desde o ano de 2021, Michel Sampaio Coutinho tem nacionalidade portuguesa. A ministra da Justiça de Portugal, Rita Alarcão Júdice, entendeu que a Convenção de Extradição entre os Estados Membros da CPLP proíbe a extradição de cidadãos nacionais.

Conforme noticiado em veículos de comunicação de Portugal, no último dia 7 de maio, o acórdão proferido no Tribunal de Relação de Guimarães disse seguir o ato administrativo da governante, considerando que Michel "pos­sui a naci­o­na­li­dade por­tu­guesa e não foi con­de­nado por qual­quer crime de ter­ro­rismo ou cri­mi­na­li­dade inter­na­ci­o­nal orga­ni­zada, úni­cas cir­cuns­tân­cias que auto­ri­za­riam a sua extra­di­ção”.

UM NOVO PROCESSO

A reportagem apurou que a alternativa para 'fazer Justiça' é pedir para a execução da pena ocorrer em Portugal. 

Para isso, "basta um pedido da Justiça brasileira por meio da cooperação jurídica internacional. É mais ou menos o que aconteceu com Robinho, que cometeu crime, foi julgado fora do País e agora cumpre pena aqui".

Enquanto isso, no Brasil, o mandado de prisão de Michel Coutinho segue aberto, válido até 2035. 

A reportagem do Diário do Nordeste entrou em contato com a defesa do advogado, que disse desconhecer qualquer processo contra Michel no exterior. 

ESQUEMA CRIMINOSO

O advogado Michel Sampaio Coutinho foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a 6 anos e 2 meses de prisão, pelo crime de corrupção ativa, em abril de 2019. Ele foi acusado de participar de um esquema criminoso de venda liminares nos plantões do Tribunal de Justiça do Ceará, que foi alvo da Operação Expresso 150, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

Apesar da condenação criminal, o advogado Michel Coutinho nunca foi preso no Brasil. Agora, ele está com situação de 'excluído' dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), segundo o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA).

O advogado foi morar em Portugal, para acompanhar a esposa, que foi estudar na Europa.

Em consulta ao Cadastro Nacional de Advogados (CNA), Michel segue apto para exercer a função. 

11 ANOS DA 'EXPRESSO 150'

No dia 15 de junho de 2015, logo nas primeiras horas do dia, a movimentação de policiais federais no prédio do Tribunal de Justiça do Ceará mudava a rotina de quem trabalhava no local e atraía as atenções da imprensa e da sociedade cearense para a Operação Expresso 150. 

11 anos depois, desembargadores e advogados seguem respondendo a processos relacionados àquela busca policial. Neste período, dez investigados foram condenados à prisão e outros oito, absolvidos. Um desembargador e o filho, advogado, estão presos.

R$ 150 mil era o valor médio cobrado pelos desembargadores para concederem uma liminar nos plantões do TJCE, segundo a investigação da Polícia Federal, o que inspirou o nome 'Operação Expresso 150'. O esquema criminoso favoreceu traficantes e chefes de facções criminosas.

Principal alvo da ofensiva policial, o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa perdeu o cargo público e foi preso, já neste ano de 2025, após uma sentença transitar em julgado. O ex-magistrado foi condenado em dois processos criminais, pela própria venda de decisões e por um esquema de "rachadinha" (divisão de salários) no seu gabinete, no TJCE. 

As penas somam 17 anos de prisão. O filho de Feitosa, o advogado Fernando Carlos Oliveira Feitosa, também foi condenado pela Justiça e foi preso.

No total, sete advogados também foram condenados no processo. Fernando Feitosa, filho de Carlos Feitosa, recebeu a maior pena da sentença: 19 anos e 4 meses de prisão, por corrupção passiva - em razão de intermediar as negociações entre o pai e outros advogados. 

De acordo com a acusação, o advogado chegava a anunciar, nas redes sociais, que o magistrado estava de plantão e que outros advogados poderiam procurá-lo.



(Diário do Nordeste)

Operação da PF apura vazamento de dados de clientes de uma instituição financeira no Ceará

 



Uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (24) tem como alvo o gerente de uma instituição financeira, suspeito de vazar dados de cerca de 180 clientes. 

Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

Os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos, como smartphone e laptop, que poderão auxiliar na comprovação do acesso e do compartilhamento indevido das informações sigilosas.

Investigação

As investigações tiveram início em março deste ano, após a instituição afetada comunicar o fato às autoridades. O nome da empresa não foi revelado. 

Segundo a PF, o investigado poderá responder pelos crimes de violação de sigilo funcional e divulgação de informação sigilosa. As investigações prosseguem com a análise do material apreendido.



(Diário do Nordeste)

Vini Jr alcança Messi, Mbappé e Haaland no Top 4 da artilharia da Copa

 




Vinicius Júnior ganhou ainda mais força na disputa pela artilharia da Copa do Mundo de 2026. Com os dois gols marcados na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), o atacante chegou a quatro gols no torneio e entrou no grupo dos principais goleadores da competição.

O brasileiro agora aparece ao lado de Kylian Mbappé e Erling Haaland entre os atletas com quatro gols no Mundial. À frente deles está apenas Lionel Messi, que soma cinco. A diferença é que Vini Jr tem uma partida a mais disputada em relação aos outros concorrentes diretos pela artilharia.

Vini Jr chega ao Top 4 da artilharia da Copa

Os dois gols diante da Escócia colocaram Vinicius Júnior em outro patamar dentro da competição. Além de assumir a artilharia da seleção brasileira no Mundial, o atacante entrou definitivamente na corrida entre os maiores goleadores da Copa de 2026.

O primeiro gol saiu logo aos sete minutos de jogo. Rayan pressionou a saída de bola da defesa escocesa, forçou o erro e a sobra ficou com Vini Jr. O atacante driblou Angus Gunn antes de finalizar para abrir o placar. Mais tarde, o brasileiro voltou a marcar. Bruno Guimarães cruzou na área e Vinicius apareceu bem posicionado para completar de cabeça. Com a atuação, o atacante chegou a quatro gols no torneio e se consolidou como principal referência ofensiva do Brasil até aqui.

Como foram os gols de Vini Jr contra a Escócia

O desempenho de Vini Jr chamou atenção não apenas pelos números, mas também pela maneira como participou da partida. No primeiro lance, mostrou velocidade e frieza para definir cara a cara com o goleiro. No segundo, apareceu dentro da área para concluir de cabeça após cruzamento preciso de Bruno Guimarães.

A movimentação ofensiva voltou a ser um diferencial do atacante brasileiro, que participou das principais jogadas criadas pela seleção durante o confronto. O terceiro gol do Brasil foi marcado por Matheus Cunha, novamente após assistência de Bruno Guimarães.

Disputa pela artilharia reúne estrelas mundiais

A corrida pela artilharia da Copa reúne alguns dos maiores nomes do futebol mundial. Lionel Messi lidera a lista com cinco gols marcados. Logo atrás aparecem Vinicius Júnior, Kylian Mbappé e Erling Haaland, todos com quatro.

O cenário aumenta ainda mais a relevância da campanha individual do brasileiro. Dividir espaço com jogadores que há anos protagonizam o futebol europeu fortalece o peso da atuação de Vini Jr neste Mundial. Além disso, a presença do atacante entre os líderes da artilharia aumenta o impacto internacional do desempenho brasileiro na competição.

Vini Jr vive um dos melhores momentos pela seleção

A grande atuação de Vinicius Júnior rapidamente repercutiu entre torcedores nas redes sociais. O atacante recebeu elogios pela movimentação, velocidade e capacidade de decidir partidas importantes.

O desempenho também aumenta a expectativa em torno do camisa brasileiro para as fases eliminatórias da Copa.

Com quatro gols marcados e participação direta nos principais momentos ofensivos da seleção, Vini Jr se consolida como um dos protagonistas do Mundial e uma das principais esperanças do Brasil na busca pelo título. A seleção brasileira agora aguarda a definição dos próximos confrontos enquanto tenta confirmar oficialmente a liderança do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.


(GC+)

Dupla sequestra mulher, foge em alta velocidade, capota carro e é presa em Fortaleza

 




Uma mulher viveu momentos de terror após ser sequestrada por dois homens armados na noite de terça-feira (23), em Fortaleza. A vítima foi rendida ao sair do trabalho, obrigada a entrar no próprio carro e mantida sob ameaça durante uma fuga em alta velocidade que terminou com o veículo capotado no cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, no bairro Aldeota.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite dessa terça-feira (23), dois suspeitos de envolvimento em um crime de roubo de veículo com restrição de liberdade no bairro Joaquim Távora.

Por motivos de segurança, a identidade da vítima será preservada. Segundo relato da mulher à Polícia Civil, ela saiu do trabalho por volta das 19h30 e foi até a Rua João Brígido, onde havia deixado o carro estacionado. Após seguir em direção à Avenida Domingos Olímpio, foi surpreendida por dois homens armados no cruzamento com a Rua Dona Leopoldina.

Após contato via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), policiais militares iniciaram as diligências e localizaram o veículo, que ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu a determinação policial e empreendeu fuga em alta velocidade.

A vítima pontuou que um dos criminosos, armado com um revólver, ordenou que a vítima passasse para o banco do passageiro. Em seguida, foi obrigada a se deslocar para o banco traseiro, onde permaneceu sob vigilância do suspeito armado.

"Eles diziam que precisavam sair dali, que queriam ir para a Praia do Futuro e que não iam fazer nada comigo", relatou.

Criminosos procuravam endereço

Durante o trajeto, os suspeitos afirmavam que procuravam um endereço na região da Praia do Futuro. Segundo a vítima, eles mencionavam locais como a Avenida Santos Dumont e a Praça 31 de Março, mas demonstravam dificuldade para encontrar o destino.

Em meio ao nervosismo, a mulher chegou a oferecer ajuda para localizar o endereço e até sugeriu alternativas de trajeto. Ela também tentou convencer os sequestradores a libertá-la, oferecendo-se para solicitar um transporte por aplicativo para que eles deixassem o local, mas a proposta foi recusada.

Perseguição policial e fuga

A situação mudou quando uma viatura policial passou a perseguir o veículo. De acordo com a vítima, os criminosos ficaram nervosos ao perceber a aproximação dos agentes.

"O que estava armado disse que ia atirar. O outro mandou que ele não atirasse e eles começaram a correr muito", contou.

A mulher afirmou que, durante a fuga, conseguiu colocar o cinto de segurança, já que vinha sendo arremessada dentro do carro devido à condução agressiva.

Os suspeitos passaram a trafegar em velocidade extrema. Conforme informações repassadas posteriormente pelos policiais à vítima, a perseguição chegou a superar os 130 km/h.

As equipes realizaram a abordagem, ocasião onde identificaram os suspeitos como sendo dois homens - um de 26 anos, que já possui antecedentes criminais por roubo a pessoa e tráfico ilícito de drogas, e outro de 32 anos, com passagens por homicídio doloso, roubo, tentativa de latrocínio, associação criminosa, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo e integrar organização criminosa.

Carro bateu roda na pista e capota

Ainda durante a fuga, o veículo colidiu com outros automóveis. O primeiro impacto foi considerado leve. Já no segundo, ocorrido nas proximidades do cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, o carro perdeu o controle.

Segundo a vítima, os policiais informaram que o veículo chegou a rodopiar diversas vezes antes de capotar.

O carro rodou várias vezes antes da queda final. Poderia ter acontecido uma tragédia muito maior, porque eles não respeitaram nenhum sinal e estavam em uma velocidade extrema

Após o capotamento, os três ocupantes ficaram presos no interior do automóvel. Os suspeitos tentaram escapar, mas foram retirados e detidos pelos policiais. A vítima também precisou de ajuda para sair do veículo.

Suspeitos foram levados para delegacia

Depois do resgate, a mulher permaneceu no local enquanto os procedimentos policiais eram realizados. Em seguida, foi encaminhada a uma delegacia para prestar depoimento.

Apesar dos momentos de tensão e dos ferimentos leves causados pelos impactos durante a fuga, ela não sofreu lesões graves.

Os dois suspeitos foram presos e colocados à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Polícia Civil do Ceará.




(Diário do Nordeste)

Cearense de 101 anos testemunha todas as Copas do Mundo e crê no hexa

 




A vida só é boa pra quem sabe viver”: o lema de seu José Benigno não é à toa. Aos 101 anos, esse cearense natural de Caririaçu – distante 503 quilômetros de Fortaleza – mas residente em Tauá desde a adolescência, não apenas conhece a arte do bem existir como é testemunha viva de alguns dos maiores acontecimentos esportivos mundiais. Ele acompanha a Copa do Mundo de futebol desde a primeira edição do evento, em 1930.

O entusiasmo, a julgar pela alegria na voz sobrecarregada pelo tempo, é o mesmo de quando, aos cinco anos de idade, via os jogadores em campo nos estádios uruguaios, onde ocorreu a estreia do torneio global. Dessa época, lembra de quase nada, confessa. No avançar das edições, porém, as memórias vêm um pouco mais claras, de ter presenciado títulos memoráveis, apogeu e queda de ídolos e até a evolução da própria família, cidade, estado e país.

“Gostei de todos os jogos do Brasil, principalmente de um contra a Suécia. Não lembro bem do dia que aconteceu, mas gostei”, gargalha. O jogador preferido de todas as Copas, por outro lado, é afirmação certeira: Pelé segue no coração como um dos ídolos mais adorados. Apesar da falta que o rei do futebol faz, o centenário continua o mesmo ritual de acompanhamento dos jogos. Registro feito por um dos netos dá conta de ilustrar o modus operandi do torcedor.

Na fotografia, seu José Benigno está sentado em cadeira de balanço com um balde de pipoca na mão e um copo de refrigerante na outra. Quando não está assim, gosta de movimentar turmas. A família, claro, é a principal personagem das reuniões a favor da seleção brasileira. Foi acompanhado de três netos, por exemplo, que o patriarca assistiu a um dos jogos do Brasil num estádio de Brasília, quando a Copa foi realizada no país, em 2014.

Neste ano, a aposta dele é de que a seleção canarinha traz o hexacampeonato para casa. “É pra ganhar”, sentencia, já pronto para mais uma partida nesta quarta-feira (24), contra a Escócia, encerrando a fase de grupos.  “Toda a minha família gosta e torce. Nunca fui de jogar futebol, mas de assistir, sim”.

As Copas de antes e de agora

Quando questionado sobre o segredo para chegar tão bem na 24ª Copa do Mundo, a resposta do histórico admirador futebolístico – nascido José Gonçalves Macedo, mas com sobrenome Benigno devido ao tio – vem fácil: disposição, coragem e real interesse de prestigiar os jogos. “Principalmente quando o Brasil está ganhando”, enfatiza, aos risos. 

Sentado em cadeira de balanço com pipoca e refrigerante é um dos modos preferidos de seu José Benigno acompanhar as partidas.
Foto: Arquivo pessoal.


Por sua vez, ao traçar um paralelo entre o presente e o passado do evento, o antigo funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) gosta de trazer nomes e hábitos que o marcaram. Uma das personalidades ilustres é a do locutor Galvão Bueno. “Gostava muito de assistir às partidas transmitidas com ele… Não tem melhor, não”.

Na seara dos hábitos, rememora o período em que, sobretudo nas cidades do interior, a maior parte das transmissões dos primeiros jogos era realizada via rádio, com toda a emoção que o dispositivo reservava ao público. “Era muito diferente, não tinha muita televisão como hoje. Mas as pessoas sempre se reuniam, mesmo assim”.

Seu José Benigno inspiriu os 10 filhos, 18 netos e 17 bisnetos a gostar de acompanhar os jogos da Copa.
Foto: Arquivo pessoal.



Não sem motivo, a energia inveterada que ainda carrega ao lado dos 10 filhos, 18 netos e 17 bisnetos – todos muito orgulhosos do histórico torcedor, responsáveis inclusive pela produção de uma arte, na qual destacam: “Mais que torcedor, um apaixonado por futebol. Uma lenda. Uma inspiração”. Força capaz de levá-lo a crer que ainda haverá muitas Copas pela frente.

Enquanto eu estiver vivo, terei disposição de assistir à Copa do Mundo, especialmente aos jogos do Brasil. Quero deixar a vida me levar

A emoção de acompanhar todas as Copas

No fim das contas, o que seu José Benigno mais gosta é mesmo de demonstrar o quanto ama todo esse clima de divertimento e paixão coletiva. Talvez seja um dos motivos para que chegue tão longe não somente na idade, mas na sabedoria dos anos.

'Torcer pelo Brasil, comemorar cada gol, ver nossos ídolos em campo… Isso é bom demais', celebra seu José Benigno.
Foto: Arquivo pessoal.



“Torcer pelo Brasil, comemorar cada gol, ver nossos ídolos em campo… Isso é bom demais, não tem coisa melhor, não. Teve o tempo do Pelé, o tempo do Maradona, do Romário, do Ronaldinho. É uma felicidade muito grande ver tudo isso de perto”.

BEPI da PMCE apreende mais de 3,5 kg de drogas e materiais utilizados no tráfico em Juazeiro do Norte





 A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI), apreendeu mais de 3,5 quilos de entorpecentes na manhã desta terça-feira (23), no bairro Padre Cícero II, em Campos Sales.

A ação foi realizada por equipes da 4ª Companhia do Comando de Operações de Divisas (COD/BEPI), após informações indicarem que um imóvel abandonado estaria sendo utilizado como depósito para armazenamento e comercialização de drogas e armas.

Diante da denúncia, os policiais militares realizaram diligências e se deslocaram até o endereço informado. Durante as buscas no imóvel, que se encontrava desocupado, foram apreendidos 1.598 gramas de cocaína, 1.924 gramas de maconha, uma balança de precisão, sacos plásticos utilizados para acondicionamento de entorpecentes, quatro maquinetas de cartão, um saco contendo diversos chips telefônicos e uma espingarda de pressão. Nenhum suspeito foi localizado durante a ação.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Seccional de Juazeiro do Norte, onde foi apresentado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar continua realizando diligências com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo material ilícito.

Assessoria de Comunicação da PMCE

PF encontra 43 kg de cocaína escondidos em navio no Porto do Mucuripe, em Fortaleza

 



A apreensão de aproximadamente 43 kg de cocaína em um navio estrangeiro atracado no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, colocou novamente o terminal cearense no centro das investigações sobre o tráfico internacional de drogas. A substância foi localizada durante uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Federal, em um compartimento externo de difícil acesso na estrutura da embarcação.

O material ilícito estava escondido em uma área da superestrutura do navio, o que indica um método de ocultação planejado para dificultar a detecção durante inspeções convencionais. A estratégia reforça o nível de sofisticação utilizado por organizações criminosas que atuam no transporte de drogas por rotas marítimas internacionais.

A embarcação envolvida na ocorrência faz parte de uma linha de navegação que conecta portos da Europa, América do Sul e regiões do Norte e Nordeste do Brasil. Antes de atracar em Fortaleza, o navio já havia passado por outras escalas em território brasileiro, o que amplia o campo de investigação e levanta a possibilidade de que a droga tenha sido inserida em mais de um ponto da rota.

Fiscalização em porto estratégico do Nordeste

O Porto do Mucuripe é considerado uma das principais estruturas logísticas do Nordeste brasileiro, com intenso fluxo de cargas nacionais e internacionais. Por essa característica, o terminal é alvo frequente de ações de fiscalização e monitoramento de órgãos de segurança. Embarcações comerciais de grande porte são frequentemente utilizadas por redes criminosas justamente pela complexidade de inspeção detalhada em todas as áreas estruturais.

Investigação busca identificar responsáveis pela ocultação

Com a localização da droga, a Polícia Federal iniciou uma nova fase da investigação para identificar os responsáveis pela inserção do entorpecente no navio. O trabalho inclui análise da rota completa da embarcação, suas escalas anteriores e possíveis conexões com organizações criminosas que atuam no transporte internacional de drogas.

A investigação também deve considerar a possibilidade de cooperação entre diferentes países, já que o navio integra uma rota marítima intercontinental, o que pode envolver diferentes jurisdições e pontos de apoio logístico ao longo do trajeto.

Sistema portuário sob pressão constante do tráfico internacional

Casos como este evidenciam a pressão constante que o tráfico internacional exerce sobre sistemas portuários estratégicos. O uso de compartimentos externos e áreas de difícil acesso em embarcações tem sido uma das principais táticas adotadas por organizações criminosas para tentar driblar a fiscalização.


(GC+)

Justiça nega tirar tornozeleira de influencer que gastou R$ 100 mil para parecer com Cauã Reymond

 



A Justiça do Ceará decidiu que o monitoramento eletrônico do influenciador Gleiciano Martins de Sousa, conhecido como 'Junior Azevedo', deve continuar. Gleiciano é denunciado por supostamente explorar jogos de azar, como o 'Jogo do Tigrinho'.

A defesa do réu pediu a revogação da medida cautelar, alegando que o monitoramento já dura mais de seis meses. 

Os juízes da Vara de Delitos de Organizações Criminosas indeferiram o pedido, destacando que o acusado é suspeito de financiar a organização criminosa Comando Vermelho (CV), "participando em potencial, em atividades de fraudes realizadas com jogos eletrônicos de azar".

"No presente caso, a gravidade dos crimes imputados ao requerente é inquestionável. Os elementos coletados indicam uma possível vinculação a um contexto de criminalidade envolvendo organização criminosa armada, o que torna a medida cautelar tomada, uma medida necessária para garantir a ordem pública e a integridade do processo judicial", disseram os magistrados.

O acusado teria recebido transferências diretas de lideranças de organização criminosa e movimentado a quantia de R$ 5 milhões em um período de apenas seis meses (de novembro de 2023 a abril de 2024), apenas em uma das suas contas bancárias.

O dinheiro adquirido de forma ilícita também foi usado em uma série de cirurgias plásticas, apontam as investigações.

Em 2024, o acusado disse ter gasto mais de R$ 100 mil para se parecer com o ator Cauã Reymond.

O influencer passou por plásticas para parecer um ator.
Foto: Reprodução/Instagram.



"Eu queria transformar o meu rosto, fazer umas plásticas, e, quando cheguei ao médico, ele perguntou se eu tinha alguma referência para seguir. Eu falei do Cauã Reymond, porque sou fã desde a época de Malhação. Ele é muito bonito, e o médico conseguiu fazer essa transformação em mim", disse ele.

DEFESA ARGUMENTA

A defesa do influencer diz que Gleiciano vem cumprindo regularmente a medida cautelar no prazo estabelecido "e que não ocorreu nenhum fato novo que justifique a prorrogação do uso da tornozeleira eletrônica".

O Ministério Público do Ceará (MPCE) solicitou diversas vezes à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) relatório sobre o cumprimento da medida, até que a Pasta analisou e apontou "incidentes decorrentes de área de inclusão e descarga completa de bateria" no período de 9 de outubro de 2015 a 12 de maio de 2026.

"Vale salientar que os registros indicam a ausência do monitorado em sua zona de recolhimento obrigatório. No entanto, conforme demonstram os mapas anexos, a maioria desses incidentes ocorreu enquanto o assistido encontrava-se no perímetro da Coordenadoria de Inclusão Social. Somam-se a isso episódios de descarregamento total do dispositivo, o que inviabiliza a fiscalização e configura descumprimento das condições impostas judicialmente".

Os promotores de Justiça de Combate às Organizações Criminosas também foram contrários à retirada da tornozeleira por acreditarem que "o requerente tem potencial participação em atividades de fraudes realizadas com jogos eletrônicos de azar, vitimando milhares de pessoas que são seus 'seguidores' em redes sociais, o que demonstra que este integra uma organização inominada inclusive com suspeitas de financiamento ao Comando Vermelho – CV".

Para o MP,
Legenda: Para o MP, "a conduta do requerido demonstra um comportamento de total desprezo e escárnio" e "utilizando, inclusive o próprio equipamento de fiscalização estatal como instrumento de entretenimento e engajamento para seus seguidores".



A advogada do acusado foi procurada pela reportagem para comentar a decisão, mas não se posicionou até a edição desta matéria.

QUEM É 'JUNIOR AZEVEDO'?

Gleiciano foi um dos alvos da operação interestadual 'Quéfren', deflagrada há um ano. Na época, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) cumpriu 13 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão contra agentes de plataformas e influenciadores digitais que contratavam pessoas e divulgavam jogos de azar ilegais. 

Mesmo após ser preso, Gleiciano não escondeu nas redes sociais que levava uma vida de luxo. O Ministério Público expõe que o influencer deu a entender aos seguidores que ganhou milhões de reais jogando em 'cassinos virtuais' e, com os valores, fez viagens internacionais e adquiriu veículos de luxo.

"As investigações balizadas por quebras de sigilo telemático, bancário e relatórios de inteligência financeira revelaram a existência de uma estrutura hierarquizada, na qual o denunciado desempenhava função essencial na captação de vítimas e ocultação de capitais", segundo a acusação.

O acusado posta diariamente no Instagram e tem foco em temas políticos. Nos últimos meses, Gleiciano criou um novo perfil e passou a publicar detalhes do que vivenciou dentro do presídio enquanto esteve encarcerado.

Em uma das postagens, ele contou como se depilava dentro da unidade prisional: "não pode ter vergonha, porque todo mundo fica pelado no pátio", disse sobre o período que passou na Casa de Privação Provisória de Liberdade V (CPPL5), localizada em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

'PAPEL ATIVO NA ORGANIZAÇÃO' 

Em documentos a que a reportagem teve acesso, consta que o influenciador exerce papel ativo na organização criminosa, "promovendo a fraude eletrônica em larga escala e movimentando milhões de reais de origem escória. A sua insistência em retornar ao meio digital comprova que as medidas cautelares diversas da prisão são insuficientes para conter sua atividade ilícita".

"Diferentemente de criminosos comuns que atuam na clandestinidade física, o modo de atuação de Gleiciano depende intrinsecamente de sua presença digital. Através do perfil, ele operacionaliza os crimes de estelionato e angaria os recursos ilícitos. A gravidade concreta de sua conduta é agora agravada pelo descumprimento flagrante das medidas cautelares impostas. Conforme demonstrado nas capturas de tela anexas, o acusado reativou suas redes sociais, criou perfil "reserva" para burlar a fiscalização e passou a exibir a própria tornozeleira eletrônica como troféu, demonstrando que não apenas persiste na seara delitiva, mas despreza as determinações do Poder Judiciário", segundo o MP.



(Diário do Nordeste)

Filho de Bebeto do Choró é preso suspeito de lavagem de dinheiro

Bebeto Queiroz, prefeito eleito de Choró, está foragido há mais de um ano. — Foto: Redes sociais/Reprodução 
 

 


O filho do ex-prefeito cassado de Choró, Bebeto Queiroz, foi preso nesta quarta-feira (24). Ele foi capturado em flagrante por suspeita de lavagem de dinheiro. A prisão aconteceu durante uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão realizada pelo Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal.

Bebeto está foragido desde dezembro de 2024. Ele é apontado como o chefe de um esquema de fraude a licitações e desvio de emendas parlamentares desvendado pela Polícia Federal em janeiro deste ano.

A prisão do filho dele, ainda não identificado oficialmente, aconteceu no âmbito da investigação criminal conjunta contra Bebeto. Foram apreendidos documentos que serão analisados pelos dois órgãos. 

 Eleito prefeito de Choró nas eleições municipais de 2024, Bebeto não chegou a tomar posse. Ele foi preso em novembro de 2024 por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes envolvendo contratos de abastecimentos de veículos da prefeitura.

O político chegou a ser solto no início de dezembro de 2024, após expirar o prazo da prisão temporária. Porém, poucos dias depois, a Justiça expediu um novo mandado de prisão contra ele, por outros crimes. Desde então, as autoridades não sabem o paradeiro de Bebeto Queiroz.

Em março deste ano, a defesa de Bebeto Queiroz disse que somente iria se manifestar nos autos dos processos.

Em abril de 2025, a Justiça Eleitoral cassou a chapa liderada por Bebeto que venceu as eleições de Choró. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve a cassação, em agosto do ano passado. Uma nova eleição foi realizada no Município, no último dia 1º de março.

Fraudes a licitações

Por meio de nota, na época, a assessoria jurídica do deputado Júnior Mano disse que a investigação da Polícia Federal "nada encontrou de relevante contra o deputado" e lamentou o "vazamento seletivo de informações sigilosas justamente num momento em que os partidos começam a definir as candidaturas para as eleições deste ano".

De acordo com o relatório da PF, Bebeto, era o responsável por intermediar a destinação das emendas parlamentares do deputado Júnior Mano para prefeituras alinhadas ao grupo. O suspeito também negociava uma porcentagem da emenda que ficava com o grupo, uma “taxa” que variava entre 12 e 15% do recurso.

As investigações apontam que Bebeto utilizava várias empresas, que tinham contratos com diversas prefeituras do interior do Ceará, para desviar recursos que eram utilizados tanto para enriquecimento ilícito quanto para financiar campanhas eleitorais de aliados, por meio de práticas como a compra de votos. Depois, as mesmas empresas conseguiam contratos nas prefeituras dos aliados eleitos.

No relatório, a Polícia Federal destaca que não foi possível ouvir o depoimento de Bebeto uma vez que ele está foragido, "dificultando ainda mais sua defesa perante as provas colhidas e reforçando a ideia de que sua evasão está diretamente ligada à tentativa de obstrução da investigação e à sua reconhecida posição de liderança dentro da organização criminosa".

Um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará contra Carlos Alberto Queiroz, o Bebeto segue em aberto com validade para todo o país.

Como funcionava o esquema

“A partir da influência de Junior Mano na captação de emendas, o grupo de Bebeto direcionava os recursos para determinados municípios estratégicos, onde a alocação financeira serviria de base para a cooptação política de prefeitos e a posterior manipulação dos processos de contratação pública”, diz o relatório da PF, ao qual o g1 teve acesso.

Bebeto Queiroz e Júnior Mano são acusados de chefiar grupo criminoso envolvido em fraudes e compra de votos no Ceará. — Foto: Reprodução

O esquema se retroalimentava: mais tarde, uma vez que os candidatos apoiados pelo grupo fossem eleitos, as empresas do esquema conseguiam contratos com as prefeituras dos aliados eleitos. O grupo ficava com parte do dinheiro das emendas, valor que variava entre 12 e 15% do recurso.

Além disso, o caixa das empresas envolvidas era utilizado para movimentações financeiras expressivas, com o envio de milhares de reais tanto por transações via Pix quanto no saque de dinheiro vivo.

O relatório cita pelo menos dez empresas suspeitas de envolvimento no esquema. De acordo com análise de 2025 da Controladoria-Geral da União (CGU), nove dessas empresas envolvidas no esquema receberam de prefeituras cearenses cerca R$ 455,5 milhões entre janeiro de 2023 e janeiro de 2025.

Os investigadores encontraram uma lista com pelo menos 71 prefeituras do Ceará que estariam vinculadas ao deputado federal Júnior Mano. Destas, os candidatos apoiados pelo grupo teriam sido eleitos em aproximadamente 50 cidades. Não está claro se eles receberam dinheiro do esquema.





(g1) 

Postagens mais visitadas do mês