Asteroide em forma de caveira vai passar perto da Terra em 2018


Um asteroide que, ao girar em torno de seu eixo, mostra semelhança com uma caveira, deve passar perto da Terra em novembro de 2018.

A primeira vez que o corpo celeste foi observado pelos cientistas foi em outubro de 2015. Devido à proximidade com a data que se é comemorado o "Dia das Bruxas", os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween".  

Em 2015, o asteroide estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km - apenas 1,3 vezes a distância da Lua à Terra. Ano que vem, o corpo celeste  passará a uma distância 105 vezes maior que a da Terra à Lua - o que ainda é próximo o suficiente para que seja possível estudá-lo.

Em 2088, um novo encontro deve voltar a ocorrer. O asteroide passará pela Terra a uma distância equivalente a 20 vezes a distância entre nosso planeta e o satélite.

"Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta", disse Pablo Santos-Sanz, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), sobre a passagem ano que vem.


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas