Aluno encontra bilhete com racismo e xenofobia a imigrantes que estudam na UFC


Um estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) denunciou um caso de racismo dentro do campus. Ele relata, em post publicado em seu perfil no Facebook, que ao entrar no banheiro da biblioteca do CH2, no bairro Benfica, em Fortaleza, encontrou um bilhete de cunho racista.

“Esses africanos fedidos devem sair dessa universidade! Essa gente só dá despesa para a UFC e não acrescentam (sic) em nada. São um povo burro e vitimista. Voltem para a África, gente fedida e burra! Fora africanos, venezuelanos, colombianos e todo lixo que contamina a UFC! A universidade não é centro de caridade, é lugar de gente inteligente e produtiva”.

A mensagem fere a honra dos imigrantes e é um crime hediondo. A UFC se manifestou por meio de nota, mostrando-se contra o ocorrido.

“A Universidade Federal do Ceará repudia qualquer atitude que transgrida a dignidade das pessoas, como o racismo e a xenofobia, e defende que a convivência no âmbito universitário – e fora dele – seja sempre pautada pelo respeito à diversidade de etnia, raça, gênero, nacionalidade etc”.

A UFC ainda orienta que casos como esse devem ser comunicados às instâncias administrativas da instituição, como a Ouvidoria-Geral, a fim de que se proceda a devida apuração. Denúncias podem ser realizadas na Av. da Universidade, 2995, Benfica, ou pelo site.

Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas