Adolescentes ficam feridas após serem arremessadas de brinquedo em parque de diversão de Ceres, diz bombeiro

Elas relataram que tentaram chamar operador, mas ele não as ouviu. Mariane e Tatiele teriam dado as mãos com medo de cair.

Mariane, Talia, Tatiele e Isabela se feriram em acidente com brinquedo em parque de diversões de Ceres (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Duas das quatro adolescentes que se feriram após serem arremessadas do brinquedo Surf em um parque de diversões em Ceres, na região central do estado, disseram às mães que não sentiram a barra de segurança travada depois que o brinquedo começou a funcionar. Segundo relato de Tatiele Carvalho Evangelista e Mariane Oliveira Dias, ambas de 16 anos, elas deram as mãos uma para a outra e sentiram medo.
O G1 tentou contato, por telefone, com o responsável pelo parque, mas as ligações feitas entre 20h40 e 21h10 de domingo, e às 5h50 desta segunda-feira (27) não foram atendidas. Uma equipe da TV Anhanguera apurou que, segundo os administradores, o parque possui todos os alvarás de funcionamento, o brinquedo tem um ano de uso e recebe manutenção diária.
“Ela [Tatiele] disse que desde que entrou no brinquedo com a Mariane e mais duas adolescentes a barra desceu, mas não travou. Ela percebeu que não tinha travado. Gritaram que estava solto, mas o operador não escutava. Seguraram na barra e sentiram que estava caindo. Ela disse que pediu para o colega segurar forte na barra para não deixar a barra sair”, contou a empresária e mãe de Tatiele, Tatiane Agnes de Carvalho Evangelista, de 36 anos.
O acidente aconteceu na madrugada de domingo (26). A funcionária pública Joana Darc de Oliveira Dias, de 49 anos, e mãe da Mariane, confirmou que, segundo a filha, ela e a amiga já estavam receosas quanto à segurança do brinquedo, desde quando entraram. Elas se apoiaram uma na outra antes do acidente.
“Ela [Mariane] disse que lembra que a colega falou que estava com medo e a Mariane disse que também estava. Ela falou de puxar para o mesmo lado a trava de segurança e ficou segurando na mão da colega. Ela disse que lembra que o brinquedo começou a ir devagar, fez que ia parar, mas começou a ficar muito rápido até que ela desmaiou e quando acordou já estava no chão”, contou.
A estudante Talia Aparecida Pires também se machucou no acidente e está internada com uma perna quebrada e um possível ferimento na coluna. Mãe dela, a advogada Leidiane Pires Rodrigues, de 34 anos, disse que a filha lembra de alguns momentos de tensão.
“Ela disse que foi a primeira a cair. Caiu embaixo do brinquedo e sentiu que um rapaz arrastou ela para o brinquedo não bater nela na volta. Depois ela disse que viu mais uma menina caindo e depois só lembra de estar sendo socorrida”, contou.

Isabela do Amaral Vieira, de 16 anos, que está internada no Huana após acidente (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Já Isabela do Amaral Vieira, de 16 anos, que também se feriu no acidente, bateu a cabeça e teve um dos rins removido em cirurgia por causa de uma hemorragia interna. Mãe dela, a dona de casa Maria Aparecida de Amaral Vieira, 46 anos, disse que o filho dela viu a irmã ser arremessada por último pelo brinquedo.
“Ele disse que estava sentado no banco olhando ela. Quando pensa que não, só ouviu um estalo. Ele olhou e viu as meninas voando e ela foi a última a ser arremessada, até que o brinquedo passou por cima dela. Em seguida desligaram a máquina”, contou.
Acidente e investigação
O Corpo de Bombeiros informou que, segundo testemunhas, a máquina começou a aumentar a velocidade, as travas de segurança abriram e as meninas foram arremessadas.
O delegado que estava de plantão na cidade no domingo, Fabio Mendanha Castilho, disse que o responsável pelo parque e o operador do brinquedo se apresentaram prontamente à Polícia Militar logo após o acidente. Eles foram conduzidos para a delegacia da cidade e tiveram os dados registrados para colhimento de depoimentos detalhados.
Peritos e policiais analisam brinquedo que deixou adolescentes feridas (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
O delegado pediu ainda que o operador do brinquedo fosse submetido a um teste toxicológico que possa identificar se ele havia ingerido alguma substância que pudesse comprometer o trabalho.
“Determinei de imediato a coleta de provas essenciais, como a perícia no local e a oitiva do operador da máquina e dos proprietário do parque que apresentaram vasta documentação sobre a regularidade do estabelecimento”, informou.
Segundo Castilho, a Polícia Civil irá apurar “a legitimidade desses documentos e se alguém agiu com imprudência, imperícia ou negligência”.
O promotor da cidade, Marcos Rios, publicou em uma rede social que já havia solicitado da prefeitura da cidade confirmação de que o parque cumpria as normas de funcionamento. Segundo ele, a administração do município garantiu que o espaço atendia a todos os quesitos necessários.
“Eu percebi que havia coisas erradas. A situação das instalações, dá para ver quando não tem estrutura para fazer uma coisa envolvendo criança. A gente ficam em dúvida. Tem brinquedo instalado em cima de toco, tora, pedaço de madeira. É perigoso”, avaliou
Marcos recordou ainda que, em agosto de 2017, a justiça havia determinado a interdição imediata do estabelecimento. Segundo o promotor, na época, o parque ficou fechado por alguns dias.
“No ano passado nós conseguimos uma liminar da Justiça, mas o município e o parque fizeram adequações, mostraram ao juiz que liberou o espaço para funcionamento”, afirmou.
A Prefeitura de Ceres divulgou em uma rede social uma nota de esclarecimento sobre o acidente. Conforme a administração do município, “foram adotadas as devidas providências cabíveis para a liberação do alvará de localização e funcionamento do referido parque, sendo que todos os órgãos de fiscalização estavam cientes da documentação apresentada”.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o parque tem Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiro Militar (Cercon). Além disso, a direção apresentou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e laudos de todos os brinquedos, que estavam aptos para funcionar.
Trava de segurança se solta de brinquedo em parque de diversões (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

G1 GO

Postagens mais visitadas