Você está em: CEARA // Notícia de Fagner Freire // 11 de outubro de 2018


O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, divulgou na última segunda, 8, uma ação de humanização com bebês prematuros do serviço de Neonatologia — ramo da pediatria que estuda o feto e o recém-nascido. O projeto teve como objetivo mostrar a resistência e força dos pequenos. 

A atitude do HRN alegrou mamães como a autônoma Elisfavia Ximenes, 29, que se disse emocionada ao ver a filha Maria Geovana fantasiada de Mulher Maravilha. "A ação conscientiza que o bebê prematuro precisa de cuidados especiais. Eles são verdadeiros guerreiros", afirma. A enfermeira e coordenadora de Neonatologia do Hospital, Maria Cristiane Soares, também enfatiza a importância da iniciativa. "Os prematuros são super-heróis porque apesar de tão frágeis, são muito resistentes e lutam para sobreviver. Temos muitas histórias felizes que nos impulsionam e nos motivam", relata.

Atendimento

No Hospital Regional Norte, os cuidados englobam o binômio filho/mãe: além da ajuda profissional de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas para os prematuros, as mães ainda recebem apoio de psicológos. Em cinco anos, mais de 6 mil bebês foram atendidos na Neonatologia do HRN, que contempla a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Pacientes de 55 municípios da Região Norte do estado do Ceará são contemplados com atendimento.

Cuidados

O tratamento voltado para a saúde é complementado pelas ações de humanização, como a musicoterapia, que ajuda no relaxamento do bebê prematuro, melhora a saturação do oxigênio, a frequência cardíaca, o sono e estimula o ganho de peso. Também são utilizados métodos como a redeterapia — que consiste em colocar os bebês mais estáveis em redes produzidas para o tamanho deles, dentro da incubadora, ajudando-os a adquirir uma posição confortável, semelhante a que estava no útero materno — e o método canguru, que promove uma interação pele a pele entre a família e o bebê, estimulando o desenvolvimento.



Diário do Nordeste
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire