Historiador ipuense lançará seu terceiro livro em evento no mês de dezembro


O professor e historiador ipuense, Antonio Vitorino, lançará seu terceiro livro em evento no mês de dezembro. A noite de lançamento ocorrerá no dia 8 de dezembro, às 19:00h, no Instituto Kairós, na rua Emídio Barbosa, 280, Centro, Ipu/CE.

“A Fantasia de ser moderno: civilização e barbárie na terra de Iracema é um livro instigante e original e é resultado de Tese de Doutorado. Nele, o professor Vitorino, como é mais conhecido, analisa o delírio ou fantasia de parte da população da cidade de Ipu, dos primórdios do século XX, de querer viver e parecer moderna. Desvenda o valor simbólico e o poder distintivo da ânsia de ser e parecer civilizado e a quais projetos de grupo, excludentes, se prestou a visão da mudança. Do discurso enobrecedor construído por um grupo de pessoas que se considerava acima das demais às práticas dos agentes sociais, esta obra nos permite visualizar o cotidiano dos habitantes da cidade de Ipu de outrora, as lutas entre um projeto de cidade, impositivo, e as práticas culturais arraigadas de sua população mais humilde, ao usar os espaços urbanos, objetos de controle e racionalização.

O lançamento do livro, destinado aos alunos da Faculdade é, no entanto, aberto ao público em geral. O autor convida seus amigos, alunos, colegas de trabalho, estudantes e interessados a participarem do momento, quando palestrará sobre o tema do livro.



Sobre o autor

É doutor em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde defendeu a tese “Cidade e modernidade. Ipu/CE. Verso e reverso de uma cidade nas primeiras décadas do século XX”. É professor da Faculdade Princesa do Oeste (Crateús/CE), da rede estadual de ensino do Ceará e do Instituto Kairós (Ipu/CE). Publicou, em 2014, História da Educação, pela EGUS e, em 2016, pelas Edições UVA e Sertãocult, o livro O trem e a cidade. Publicou também, como um dos organizadores, a obra Nas trilhas do sertão: escritos de cultura e política nos interiores do Ceará, volume 1 (Sertãocult, 2014) e 2 (Sertãocult, 2015). É autor também de capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas. 

Data do lançamento: 08/12/2018
Local: Instituto Kairós, rua Emídio Barbosa, 280, Centro, Ipu/CE Horário: 19:00h

Dados da Obra
Título: “A fantasia de ser moderno: civilização e barbárie na Terra de Iracema”
Autor: Antonio Vitorino Farias Filho
Editora: SertãoCult
260 Páginas
Preço: R$: 40,00
Contato e encomendas: 9.9461 5232


Postagens mais visitadas