Mais Médicos já tem 97,2% das vagas preenchidas, diz ministério


O edital do Mais Médicos aberto para substituir os profissionais cubanos que desistiram do programa teve 97,2% das vagas preenchidas até as 12h desta segunda-feira (26), de acordo com o Ministério da Saúde

Até o horário do balanço, 8.278 profissionais se cadastraram e estavam alocados para atuação imediata. Eles têm até 14 de dezembro para se apresentar no município escolhido e entregar todos os documentos exigidos no edital.
"Até o momento, 223 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde", informou o ministério em nota.
O salário é de R$ 11.800. Podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.
As inscrições vão até o dia 7 de dezembro pelo site http://maismedicos.gov.br/, que chegou a apresentar instabilidade nos primeiros dias de abertura para cadastramento.

Mais vagas após saída de cubanos

O Ministério da Saúde abriu 8.517 vagas em quase 3 mil municípios e 34 distritos indígenas após Cuba anunciar a saída do programa no último dia 14, alegando declarações 'ameaçadoras' do presidente eleito Jair Bolsonaro

Durante a campanha, Bolsonaro disse que expulsaria médicos cubanos com base na prova que valida diplomas estrangeiros para os profissionais da medicina atuarem no país (Revalida). Depois de eleito, propôs que, para permanecer no Brasil, os médicos cubanos deveriam se submeter a teste de capacidade, receber salário integral e ter a liberdade de trazer suas famílias ao país. 

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou o Mais Médicos e autorizou a dispensa da validação de diploma de estrangeiros ao julgar ações que questionavam pontos do programa federal. 


(G1)

Postagens mais visitadas