13 açudes para curtir um banho em tempo de boas chuvas no Ceará


As boas chuvas no Ceará trazem alegria na agricultura, na pecuária, no abastecimento, na temperatura das cidades e, especialmente, no lazer. O aumento no volume de água dos açudes marca também o retorno dos banhistas açudes, lagoas, rios e balneários.

O Tribuna do Ceará listou alguns dos açudes propícios para banho e atividades de lazer em diferentes municípios do Estado. A diversão garante um final de semana diferente tanto para os moradores do local como para turistas.

Balneário Córrego da Volta
Município: Itarema
Distância de Fortaleza: 215 km
Conhecido como Lagoa Azul do Ceará, é um afluente do Rio Acaraú que oferece uma visibilidade atrativa em suas águas. Foi descoberto por adeptos do mergulho e se tornou atração na prática da atividade no Ceará. A beleza das águas cristalinas é comparada a Bonito (MS).

Açude Acaraú Mirim
Município: Massapê
Distância de Fortaleza: 249 km
O açude atingiu capacidade máxima no começo de março e, além de garantir o abastecimento na região, atrai moradores e visitantes para tomar banho nas suas águas.

Açude Trussu
Município: Iguatu (distrito de Suassurana)
Distância de Fortaleza: 376 km
O açude abriga um espaço que ficou conhecido como complexo turístico do Trussu. No período de chuvas, a barragem atrai visitantes e moradores da região, com banhos, passeio de barco e restaurantes.

Açude Orós
Município: Orós
Distância de Fortaleza: 359 km
Segundo maior açude do Ceará, o Orós é fonte de renda em diversas áreas do município, especialmente no turismo. O açude conta com espaço para banho, restaurantes, mirante e pousadas em ilhas dentro do açude. Outra atração é a válvula de escape do açude que forma o chamado “Véu de Noiva”. O baixo volume (5,31%) tem prejudicado as atividades, mas ainda é possível desfrutar das atrações.

Balneário do Boi Morto
Município: Ubajara
Distância de Fortaleza: 310 km
As chuvas no Ceará em 2019 reavivaram as belezas naturais da Serra da Ibiapaba. Em Ubajara, as cachoeiras do Boi Morto formam uma piscina natural que atrai visitantes de vários municípios. Há diversos restaurantes na região.

Açude da Prata
Município: Cruz
Distância de Fortaleza: 261 km
O açude, com águas cristalinas, é um dos pontos de lazer e turismo do município de Cruz. O Balneário Bela Vista, nas margens do açude, oferece restaurante e piscina para os visitantes.

Açude Poço Verde
Município: Itapipoca
Distância de Fortaleza: 142 km
Está construído sobre o leito do Riacho Sororó, no município de Itapipoca, sendo uma das principais fontes de abastecimento hídrico do município. A barragem foi construída em 1955. Há restaurantes no entorno que oferecem conforto ao visitante.

Açude Maranguapinho
Município: Maranguape
Distância de Fortaleza: 28,6 km
A barragem do açude Maranguapinho, além de uma beleza aos olhos quando sangra, é um atrativo de lazer para moradores e visitantes de Maranguape.

Lagoa da Maraponga
Município: Fortaleza
Durante o fim de semana uma grande quantidade de pessoas procura a Lagoa da Maraponga, em Fortaleza, para se divertir. A lagoa está situada em parque ecológico, criado no início dos anos 1990.

Açude Caldeirões
Município: Saboeiro
Distância de Fortaleza: 425 km
O açude é tradicional no lazer e no turismo da cidade de Saboeiro. A barragem Caldeirões, que fica na bacia do Alto Jaguaribe, conta com a capacidade total de 1,13 milhões de metros cúbicos de água.

Açude Porcinato
Município: Paramoti
Distância de Fortaleza: 104 km
O açude Porcinato fica no centro de Paramoti e é um dos principais pontos turísticos do município.

Balneário Ilha Bela
Município: Guaiúba
Distância de Fortaleza: 57 km
Localizado no povoado de São Jerônimo, o balneário abre de sexta a domingo e em feriados, de 9h às 17h. Além de cenário paradisíaco, oferece opções de banho e restaurante.

Açude da Idê
Município: Umirim
Distância de Fortaleza: 94,8 km
O açude da Idê, em Umirim, além do banho tradicional, tem como atração o “véu de noiva” que se forma na válvula do açude.


 (Tribuna do Ceará)


Postagens mais visitadas