Você está em: NACIONAL // Notícia de Fagner Freire // 27 de abril de 2019


Policiais militares salvaram uma menina recém-nascida que se engasgou em casa, no Conjunto Caiçara, em Goiânia. Um vídeo mostra o momento em que eles socorrem a bebê, chamada Manuela.
O caso aconteceu na sexta-feira (26). De acordo com Ivaneide de Abreu Silva, ela teve de sair de casa e deixou a filha, com 10 dias de vida, com a mãe e a irmã. 

Tia de Manuela, Bernardina Abreu conta que a sobrinha se engasgou durante o banho. “Eu estava colocando o outro menino da minha irmã para dormir. De repente, minha mãe bate na porta. Eu abri, a neném estava engasgando, comecei a bater nas costinhas, vi que não estava dando muito certo, chamei o vizinho para levar para o hospital”, conta Bernardina. 

No caminho, a tia se lembrou que a base do Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar estava mais perto e se deslocou para o local. Ela foi recebida pelo soldado Alexandre Belém, que estava chegando para o trabalho. 

“A tia chegou desesperada com a neném despida. Ele a pegou de imediato. Ela estava sufocada, já desfalecida, arroxeando o tom da pele, meio desacordada”, disse a sargento da PM Caroline Costa.

De acordo com a policial, ao notar que a criança tinha voltado a respirar, o soldado levou a recém-nascida da portaria até o prédio do COD, no carro dele. Foi quando Caroline a pegou. “Tentei limpar a secreção da boca, ela ainda estava um pouco sufocada”, contou.  

A policial orienta a como prestar os primeiros socorros em casos de crianças engasgadas:
  • Mantenha a calma. Se a mãe não conseguir, passe para uma pessoa que esteja calma;
  • Coloque o bebê no antebraço da mão mais fraca, com a barriga encostada no braço e a cabeça um pouco mais baixa;
  • Dê cinco batidinhas nas costas, entre as escápulas, para fazer pressão e a criança expelir o que faz engasgar. Bata cinco vezes, pare e, se não resolver, repita até que ela volte a respirar.

(G1)
Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire