Assessor do ministro do Turismo é preso em operação da PF que investiga candidaturas laranjas do PSL

 
 
 
Um assessor especial do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e um dos coordenadores da campanha do gestor à Câmara dos Deputados, em 2018, foram presos na manhã desta quinta-feira (27), durante investigação da Polícia Federal (PF) sobre supostas candidaturas de "laranjas" do PSL em Minas Gerais. Mateus Von Rondon foi detido em Brasília, enquanto que Roberto Silva Soares, o "Robertinho", foi detido em Ipatinga (MG).
As investigações da PF, em parceria com o Ministério Público Eleitoral (MPE), estão sendo realizadas desde o início de fevereiro deste ano e focam no desvio de recursos do fundo eleitoral.
De acordo com as denúncias analisadas por promotores, há indícios de fraudes em candidaturas de mulheres que receberam volume considerável de dinheiro, mas que receberam poucos votos durante o pleito de 2018. As investigações dão conta de que as candidaturas femininas serviram apenas de "laranja" e os recursos destinados para elas teriam sido devolvidos ao partido.
Uma empresa do assessor especial Mateus Von Rondon aparece na prestação de contas de até quatro candidatas a deputada estadual e federal que são suspeitas de terem sido usadas como laranjas do PSL. Lilian Bernardino, Naftali Tamar, Débora Gomes e Camila Fernandes declararam ter pago quantia de R$ 32 mil à empresa de Von Rondon. Segundo levantamento da PF, tudo leva a crer, que a empresa foi criada apenas com essa finalidade, uma vez que cancelou suas atividades após as eleições.
A PF deflagrou operação denominada de "Sufrágio Ostentação", na manhã desta quinta-feira, e chegou à residência do assessor do ministro do Turismo por volta das 7h40. Em seguida, ele foi encaminhado para a superintendência da Polícia Federal. 
 
 
UOL

Postagens mais visitadas