AILCA promove Gincana Cultural Ipu, Passado e Presente


Durante os festejos comemorativos aos 179 anos de emancipação política de Ipu, foi realizado durante os dias 21, 22 e 23 de agosto na Casa Oswaldo Araújo, sede da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), a Gincana Cultural Ipu, Passado e Presente. O projeto foi elaborado pela professora, escritora e acadêmica Francisca Ferreira do Nascimento, com o objetivo de trabalhar o livro Ipu, Cidade da gente.

O livro Ipu, Cidade da gente foi um projeto realizado pela Administração e Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de levar aos alunos das escolas municipais de Ipu o conhecimento sobre a História Local. O livro Ipu, Cidade da gente foi elaborado por cinco escritores Ipuenses: Aninha Martins,  Francisca Ferreira, Francisco Mello, Petrônio Lima e Regiane Barros.

A Gincana Ipu, Passado e Presente foi realizada em parceria e apoio da Secretaria Municipal de Educação e com a participação especial da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Foram três dias se aprendizagem e intercâmbio cultural entre as escolas municipais. O professor, historiador e pesquisador Petrônio Lima e demais técnicos da Secretaria Municipal de Educação, estiveram presente durante os três dias da Gincana.

Os alunos foram  acompanhados pelos professores, professoras, coordenadores e diretores das escolas que incentivaram e motivaram os alunos para a competição. No final da competição os alunos, professores, coordenadores e diretores realizaram a avaliação sobre o evento em prol do conhecimento sobre a História de Ipu.

Também houve a participação dos alunos do 6°, 7°, 8° e 9° Ano do Colégio Ipuense.

A professora Francisca destaca que através deste projeto é possível haver troca de conhecimentos entre as escolas e instigar os alunos e professores a conhecer melhor a história de sua cidade e suas de suas origens.

A E.M.E.B Senhor do Bonfim que  se localiza na zona rural veio participar da Gincana mostrando aos alunos a importância de conhecer a História Local e apresentar aos colegas o que aprenderam sobre o livro Ipu, Cidade da gente.

Os alunos mostraram durante as competições que  aprenderam bastante sobre a História de Ipu, aprenderam ainda que o.maior prêmio desta competição é o  conhecimento adquirido.

Galeria de fotos 

Gincana Cultural Ipu, Passado e Presente


Escolas que participaram do  projeto: E.M.E.B. Abdias Martins;  E.M.E.B Maria Eunice Martins Melo Aragão;  E. M.E.B. Professora Maria Valdemira Coelho Mello; E.M.E.B Elda Pereira Mota; E. M. E.B. Senhor do Bonfim;  E. M. E. B. Monsenhor de Oliveira Lima; E.M.E. B. Deputado Murilo Rocha Aguiar;  E.M. E. B. Moacir Timbó e E.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima.

Postagens mais visitadas do mês