O Ministério da Cidadania liberou a partir desta segunda-feira (19), o
saque do benefício do Bolsa Família relativo ao mês de agosto. No Ceará,
1.049.307 famílias serão beneficiadas, o estado é o terceiro da Região
Nordeste com a maior quantidade de pessoas cadastradas no programa. De
acordo com o Ministério da Cidadania, estão sendo transferidos R$
198.303.626 para as famílias pobres. O pagamento segue até o dia 30. Em
todo Brasil, mais de 13,8 milhões famílias começam a receber o
benefício, no total, serão pagos mais de R$ 2,6 milhões.
Podem receber o benefício famílias inscritas no Cadastro Único com uma
renda mensal, por pessoa, de até oitenta e nove reais; ou de até cento e
setenta e oito reais, no caso de núcleos familiares com crianças ou
adolescentes de até dezessete anos. Para receber o valor, as famílias
são obrigadas a manter as crianças na escola e a cumprir com o
calendário de vacinação. O valor médio pago as famílias cearenses é de é
de R$ 188 reais e 99 centavos.
A Região Nordeste é a que mais concentra beneficiários do programa, são
1.794 municípios atendidos e quase 7 bilhões de famílias cadastradas no
programa (6.998.996). Além de oferecer complemento de renda, o programa
reforça o acesso à educação, à saúde e à assistência social.
O repasse é realizado de acordo com o Número de Inscrição Social, o NIS,
impresso no cartão. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no
primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia e assim por
diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por três meses.
Com informações da Agência Brasil



