Ônibus pega fogo na Linha Amarela, Zona Norte do Rio de Janeiro

Um ônibus pegava fogo na Linha Amarela, em frente ao Nova América, na Zona Norte do Rio, por volta das 6h30 desta terça-feira (17). O veículo estava em chamas perto de uma passarela da via expressa.
Inicialmente, o trânsito havia sido bloqueado apenas no sentido Centro, mas por volta das 7h os dois sentidos da Linha Amarela foram interditados.
Pouco mais de uma hora depois, às 8h20, o sentido Barra da Tijuca foi totalmente liberado, mas havia interdição parcial aos carros no sentido Centro da Linha Amarela. Às 9h40, a faixa reversível na via - que seguia parcialmente liberada - foi encerrada.
O congestionamento no sentido Fundão começava a partir de Água Santa. Já no sentido Barra, os motoristas já encontravam lentidão desde a Linha Vermelha até o acesso 8, em Bonsucesso.

Rotas alternativas
De acordo com o Centro de Operações, as opções aos motoristas que seguiam em direção ao Centro eram optar pela Av. Dom Helder Câmara, até a altura de De Castilho, e seguir pela Estrada Adhemar Bebiano, Rua Francisco Medeiros e acessar a Linha Amarela pela Av. dos Democráticos.
Já para quem vai no sentido Barra, é possível trafegar na via a partir do acesso 4, em Pilares.
Da Zona Oeste para a Zona Norte
Às 8h, a melhor opção para o motorista era o Alto da Boa Vista, que apresenta boas condições de tráfego nos dois sentidos. A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e Lagoa-Barra também eram opções, porém, apresentavam retenções no sentido Zona Norte e Zona Sul.

Da Zona Norte para a Zona Oeste
Segundo o Centro de Operações, os motoristas poderiam optar pela Avenida Brasil e Transolímpica.
Na Brasil, o trânsito apresentava retenções de Irajá até Coelho Neto. Já o trânsito na Transolímpica era lento na chegada à Avenida Salvador Allende.
Segundo o Centro de Operações Rio, o congestionamento na cidade dobrou com relação ao registrado nas últimas semanas. Às 7h30, havia registro de 67 km de retenções contra a média de 30 km das últimas três semanas.
Na hora do incêndio, uma grande cortina de fumaça podia ser vista à distância. Às 7h20, o fogo já havia sido apagado, mas os bombeiros ainda vistoriavam o coletivo devido a possíveis focos de chamas.
Vistoria na passarela atingida pelo fogo
Por volta das 7h50, técnicos da Lamsa vistoriavam a passarela para avaliar as condições da estrutura.
Para o especialista de análise de risco Gerardo Portela, a parte da passarela onde as pessoas colocam os pés precisa ser inspecionada.
"A parte metálica só vai ser afetada se a temperatura ultrapassar 723ºC. A partir de 300ºC, 400ºC, ela começa a sofrer alguns danos, pois ela começa a dilatar e contrair. Mas só acima de 700ºC. Pelas imagens, apesar da grande quantidade de fogo, eu não acredito que tenha chegado aos 700ºC, mas aos 400ºC ou 500ºC, com certeza a gente tem algum tipo de dano", afirmou.
Segundo a Lamsa, uma avaliação preliminar indicava não haver risco estrutural, mas o trabalho de vistoria na passarela continua ao longo do dia e, para a atuação dos técnicos, a circulação de pedestres também vai permanecer bloqueada.
G1 RIO

Postagens mais visitadas