Nenhum cliente residencial, urbano ou rural, terá o fornecimento de energia cortado por 90 dias, garantiu a Enel Distribuição Ceará. Contudo, a empresa reforçou a importância de, quem puder, não atrasar os pagamentos, pois será feita a cobrança no futuro. Márcia Sandra, diretora de Mercado da Enel, contudo, disse que haverá negociação e parcelamento dos débitos.
A decisão de impedir cortes de energia pelo não-pagamento durante a
crise causada pelo novo coronavírus foi tomada pela Agência Nacional de
Energia Elétrica (Aneel). A medida foi garantida após publicação de uma
resolução nacional. E a Enel Ceará garantiu que seguirá a determinação.
Ao todo, a decisão deverá beneficiar mais de 3,4 milhões de clientes
residenciais da Enel no Ceará. Entre eles 2,019 milhões são residenciais
convencionais, 814 mil são de baixa renda e 595 mil são consumidores
rurais. As informações são do último balanço financeiro da empresa.
Contudo, Márcia Sandra, ressaltou a importância de manter um
planejamento controlado de gastos de energia elétrica durante o período
de quarentena. Apesar da garantia de que não haverão cortes, os débitos
serão cobrados posteriormente.
Ela também ressaltou que o pagamento em dia, pelas famílias que tiverem
condições mantidas, poderá garantir o funcionamento dos serviços de
fornecimento de energia para as famílias de menor renda.
"O que a gente ressalta e é importante comunicar é que quem pode pagar
continue pagando porque isso garantirá a continuidade do serviço, até
porque sabemos que é essencial", disse Márcia.
"Isso é importante para que possamos cuidar dos clientes de baixa renda e
das pessoas que estão perdendo a renda porque estão na informalidade ou
porque perderam o emprego", completou.
Para ajudar o contato com os clientes, a empresa reforçou o uso dos
canais digitais, por onde poderão ser feitos os parcelamentos e
negociação de atraso ou até mesmo reclamações de possíveis falhas de
fornecimento.
Os canais digitais da Companhia funcionam 24 horas por dia. Os clientes
podem, acessar os aplicativos para Android e IOS de cada empresa e ter
acesso a vários serviços. Cadastro de conta em débito automático e
fatura por e-mail, solicitação de segunda via da conta, ou consulta de
débitos estão na lista.
Além disso, os clientes ainda podem entrar em contato com a companhia
pelas redes sociais –Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter
(@enelclientesbr). A Enel ainda dispõe de uma central telefônica para
atendimento no Ceará (0800 28 50 196).
Medidas da Aneel
Além do impedimento de cortes de energia durante os próximos 90 dias, a
Aneel tomará outras medidas para mitigar os impactos da crise causada
pelo novo coronavírus.
Diário do Nordeste