Governo decreta situação de emergência em sete municípios do Piauí devido às enchentes

O Governo do Piauí decretou situação de emergência em sete municípios devido às enchentes ocorridas desde o início do ano. O decreto foi assinado e publicado no diário oficial nessa terça-feira (7).
A decisão leva em conta as precipitações pluviométricas registradas acima da média entre os meses de fevereiro e março e as chuvas intensas e concentradas em pontos específicos do estado, que vêm produzindo elevações nos níveis dos rios, riachos, lagoas e córregos.
O decreto de situação de emergência vale para os municípios de Joca Marques, Luzilândia, Pedro II, Porto, Caxingó, Miguel Alves e Nazária. Conforme o documento, nessas cidades foram observadas as destruições de pequenas barragens, causando o efeito cascata e, a partir disso, acarretou o corte de estradas, alagamentos de casas, isolamento de regiões e destruição de plantações ribeirinhas.
Com a assinatura do decreto, fica autorizada pelo Governo do Piauí a mobilização de órgãos estaduais e municipais para atuarem em soluções para os desastres e a reabilitação do cenário e reconstrução. Foi permitida também a convocação de voluntários para facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil.
Famílias desabrigadas
O governador Wellington Dias (PT-PI) informou no último sábado (4), durante uma live em sua rede social, que o Piauí possui seis mil famílias desabrigadas por conta das enchentes. As vítimas estão situadas em 16 municípios do estado, que foram os mais afetados.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil esclareceu que vem dando assistência às famílias afetadas pelas chuvas e que já realizou a entrega de 3,5 mil cestas básicas, 3,5 kits de limpeza doméstica e 10,5 kits de higiene pessoal.
G1 PI

Postagens mais visitadas