No Ceará, mais de 70 municípios decretam calamidade pública devido à pandemia do coronavírus


Em meio à crise na saúde, pelo menos 78 dos 184 municípios do Ceará decretaram estado de calamidade pública e solicitaram reconhecimento da situação à Assembleia Legislativa do Estado. A medida excepcional precisa ser aprovada pelo Poder Legislativo estadual e desobriga o gestor público de cumprir uma série de restrições e prazos definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na sexta-feira (3), a Assembleia reconheceu o estado de calamidade pública no Ceará e na Capital, Fortaleza. Os novos pedidos, todos referentes a municípios do interior, foram apresentados ao Legislativo pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Está prevista para esta quarta-feira (8) uma sessão virtual da Assembleia, mas a pauta de votação ainda não foi divulgada. 
Diferentemente do decreto de emergência em saúde, declarado no Ceará e em vários municípios, desde o início da crise, e que permite, basicamente, que as gestões realizem compras e ações emergenciais com dispensa de licitação; o de calamidade pública permite que o Executivo gaste mais do que o previsto e desobedeça a metas fiscais para custear ações de combate à pandemia.
Desde que começaram as medidas de contingenciamento contra o avanço do coronavírus no Ceará, os municípios têm alertado para a queda nas receitas e aumento dos gastos, especialmente com insumos para o atendimento de saúde e o suporte de auxílio social à população.
Confira os municípios que solicitaram reconhecimento (lista atualizada pela Aprece até as 17h30 desta terça-feira): 


Abaiara Acaraú Acarape Acopiara Aiuaba Altaneira Alto Santo Amontada Assaré Barreira Barro Barroquinha Boa viagem Brejo Santo Camocim Campos Sales Cariré Cariús Cascavel Catarina Catunda Cedro Choró Coreaú Crateús Crato Croatá Deputado Irapuan Pinheiro Farias Brito Forquilha Frecheirinha Graça Granja Guaraciaba do Norte Ibaretama Ibicuitinga Icapuí Iguatu Ipueiras Iracema Irauçuba Itaitinga Itapajé Jaguaretama Jati Jijoca de Jericoacoara Juazeiro do Norte Jucás Madalena Milhã Missão Velha Mombaça Monsenhor Tabosa Nova Olinda Novo Oriente Ocara Paramoti Pedra Branca Penaforte Pereiro Piquet Carneiro Potengi Quiterianópolis Quixadá Quixeramobim Quixeré Russas Salitre Santana do Cariri São Benedito Solonópole Tabuleiro do Norte Tarrafas Tauá Tejuçuoca Tianguá Umari Várzea Alegre 


 Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas