Ações realizadas pelo município de Pires Ferreira com o Programa Criança feliz


No município de Pires Ferreira as ações do Programa Criança Feliz estão ocorrendo de forma remota. Os visitadores estão orientando as famílias por meio de WhatsApp e explicando as famílias que durante esse período de quarentena os acompanhamentos do Criança Feliz de Pires Ferreira estará funcionando de forma virtual.

Todos os dias as atividades são realizadas em dois momentos:
1º momento: Em um primeiro momento são feitas orientações sobre as medidas que o nosso Estado vem tomando sobre as precauções a Covid-19, além disso, reforçamos as orientações realizadas secretaria de saúde municipal, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, sobre a quarentena e os serviços essenciais que estão funcionando para a população local

As famílias são orientadas sobre a higienização dos seus brinquedos e espaços de brincar das crianças, são reforçados os cuidados sobre o distanciamento social para as pessoas que não apresentam sintomas gripais e o isolamento para quem está com os sintomas de gripe. Orientamos também sobre àqueles que chegaram de viagem recentemente de outros municípios, os procedimentos para as famílias atenderem os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus e realizamos campanha junto a todas as famílias com a hashtag #fiqueemcasa.

2º momento: Os visitadores mandam as atividades para o estímulo ao fortalecimento de vínculos familiares e desenvolvimento infantil, conforme as dimensões: cognitiva, motricidade, linguagem e socioafetiva e em conformidade com o Método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) e com o Guia de Visita Domiciliar, disponibilizado pelo MDS e a capacitação dos técnicos do Estado. Cada atividade é feita de forma personalizada para a criança, após já terem sido identificadas suas demandas e dificuldades com a aplicação do questionário inicial e/ou final das fases do desenvolvimento infantil. Com as gestantes são realizadas atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos com seus familiares e da mamãe com o bebê.

De acordo com o planejamento semanal, as orientações remotas são realizadas em conformidade com os dias que as famílias seriam visitadas. Ao final de cada atividade, os pais e/ou cuidadores dão o retorno das atividades e enviam as fotos e vídeos demonstrando como foram realizadas com as crianças.

Às famílias que não possuem acesso à internet ou não possuem celular, estamos realizando uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em que os visitadores estão entrando em contato com suas respectivas agentes de saúde para que possam mostrar os vídeos tutoriais e possam filmar as atividades realizadas pelas famílias e crianças/gestantes. Salientamos que todos os profissionais envolvidos respeitam todos os protocolos de prevenção e orientação sobre o Covid-19 orientados pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e Secretaria Municipal de Saúde, antes de entrarem em contato com as famílias do Programa Criança Feliz.




Postagens mais visitadas