A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (25) em sessão virtual projeto de indicação para a criação de um memorial em homenagens às vítimas de covid-19 no Ceará. A autoria do projeto é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL).
De acordo com o PI 74/2020, a criação e gestão do equipamento fica por conta da Secretaria da Cultura (Secult). O parlamentar vislumbra um espaço de homenagem e luto aos familiares e amigos das vítimas do novo coronavírus. Também está previsto espaço para homenagear profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia. As despesas correriam por conta das dotações orçamentárias da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
“O objetivo do memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no estado do Ceará é impedir que a dor de centenas de famílias cearenses caia no esquecimento. Seus nomes e suas fotos ficarão expostas em locais apropriados para eternizar um capítulo doloroso da história dessa geração”, explica Renato na justificativa do projeto. Para sair do papel o projeto precisa da aprovação do governador Camilo Santana (PT).
A ideia do memorial é reunir informações pessoais das vítimas, como nome completo, data de nascimento e fotografias. “Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade. Aos que ficam, cabe a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias de vidas interrompidas”, defende Renato.
O Otimista