Confundido com onça, filhote de gato silvestre é resgatado em São Benedito

 

Um filhote de gato-mourisco foi resgatado dentro de uma residência na zona rural de São Benedito, na Região da Ibiapaba do Estado, na tarde desta segunda-feira (1º). Com aproximadamente 30 dias de vida, o filhote estava sozinho e perdido. A mãe não foi localizada. Inicialmente, a suspeita era a de que o animal era uma onça-preta, mas depois foi constatado que se tratava de um um outro felino silvestre. 

Segundo Erisvaldo Araújo do Nascimento, que faz parte do Grupamento de Bombeiros Civis de São Benedito, o felino recebeu os primeiros cuidados de um morador que atua na região como agricultor. De acordo com Erisvaldo, o animal é muito confundido com onça-parda, porém são bem menores. “Os gatos-mouriscos, também conhecidos como jaguarundis, são felinos de menor porte do que as onças. Às vezes são confundidos com as onças”, explicou.

'Pensava que era um gatinho'

O agricultor Francisco das Chagas foi quem viu o felino escondido na cozinha da residência da sua tia. Ele conta que de princípio achava que era um gato. 

“Ele estava quietinho na cozinha da casa da minha tia. Estava assustado e parecia com fome. Pensávamos de princípio que se tratava de um gatinho. Quando percebi que não era chamei o pessoal do grupamento”, afirmou. 

O filhote foi encaminhado para a sede do Grupamento de Bombeiros Civis. O filhote recebeu água, comida e não apresentava ferimento. Depois foi levado pelos bombeiros civis para seu habitat natural. “Ele recebeu água e comida e foi examinado por um especialista. Em seguida nós o levamos para o seu habitat natural", disse Erisvaldo.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas