Média diária de óbitos por Covid-19 cai mais de 60% em Juazeiro do Norte


Maior município do interior do Ceará, Juazeiro do Norte, no Sul do Estado, apresenta tendência de queda no número de mortes e infectados pelo novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a terra do Padre Cícero reduziu a média de casos confirmados por dia, assim como o número de óbitos em 61,6%. 

Entre os dias 25 de 1º de agosto, foram 26 vítimas no Município, que dá uma média de 3,7 morte/dia. Já na última semana (1º a 8 de agosto), este número caiu para dez mortes decorrentes do novo coronavírus. O valor representa uma média de 1,42 óbitos por dia. 

A média de infectados também caiu em igual intervalo. Decresceu de 195 por dia, para 146,14, redução de 25%. Essa redução tem sido registrada ao longo das quatro últimas semanas. 

A diretora de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima, adverte que, embora ocorra essa tendência de queda, tanto em casos como em óbitos, ainda não há estabilidade nos números. 

“Estão instáveis. Hoje posso ter 180, amanhã 150, depois 90 casos. Aí sobem de novo. Não há regularidade de queda. Para conseguir, precisamos ter um número de até 15% para mais ou para menos”, detalha. 

Evanusia admite que houve uma diminuição na procura dos testes rápidos nas quatro unidades espalhadas na cidade e na Unidade Sentinela, mas, em contrapartida, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte começou a descentralizar os diagnósticos para os grupos de risco através da estratégia de saúde da família. “Não podemos dizer que a queda (de casos) é por isso”, adverte.



(G1/CE)

Postagens mais visitadas